Subway - m

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1700 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE PESQUISA DE MERCADO

SUBWAY













































INDICE

Introdução

Histórico da marca

A marca

Diferenciais perante a concorrência

Comunicação

Fábrica

Concorrentes

Mercado de atuação

Problema de pesquisa

Objetivo Geral

Hipóteses

Tipo de pesquisa

Conclusão

Bibliografia1 INTRODUÇÃO

A SUBWAY, é uma rede de fast foods, que nos proporciona alimentos saborosos, nutritivos e saudáveis.

Para nos afundarmos mais sobre a marca e o restaurante em si, buscamos itens chave para a nossa pesquisa, como o seu histórico, concorrentes, diferenciais em relação à concorrência, entre outros fatores. Com esses dados, conseguimosdeterminar o problema de pesquisa, objetivo e hipóteses.



2 A MARCA

A rede SUBWAY está presente em mais de 99 países, superando 37 mil pontos de vendas espalhadas pelo mundo. No Brasil, somos mais de 900 restaurantes. A rede atende por dia, em média, mais de seis milhões de clientes em todas as suas atividades. Difere-se das demais redes do ramo por trazer a única opção das fast-foodverdadeiramente saudável do mercado. Entre as premiações que já recebeu, consta a de “Melhor Franquia”, concedida 16 vezes pela Entrepenuer Magazine e o prêmio de ouro “Satisfação dos Clientes”.

A marca tornou-se líder internacional no desenvolvimento da indústria de restaurantes de comida rápida, saudável e personalizada. Reconhecida por seus sanduíches e saladas, os restaurantes atendemdiariamente uma média de 6 milhões de clientes no mundo.



3 HISTÓRICO DA MARCA

Em 28 de agosto de 1965, o estudante de medicina Fred DeLuca, então com apenas 17 anos, e o cientista Dr. Peter Buck, inauguraram seu primeiro restaurante que vendia sanduíches naturais feitos em baguetes compridas, na cidade de Bridgeport, estado americano de Connecticut. O restaurante rapidamente se tornou um enormesucesso e a razão principal era um delicioso sanduíche que media 15 centímetros de comprimento chamado Submarine (seu comprimento lembrava um submarino), um clássico presente no cardápio da rede até os dias de hoje. Esse primeiro sanduíche incluía tomate, cebola e pimentão verde, mas não alface. No início Fred DeLuca dirigia seu Volkswagen Beetle cerca de 100 milhas para comprar pessoalmente nasfazendas as verduras e vegetais frescos. 

O negócio deu tão certo que em menos de um ano a segunda loja foi aberta e DeLuca largou a medicina. No ano seguinte ambos fundaram a Doctor’s Associates Inc., empresa que iria administrar os restaurantes da rede. Apesar do sucesso, somente em 1968, na inauguração do quinto restaurante da rede o nome SUBWAY foi utilizado pela primeira vez, inspirado noformato de seus sanduíches. A primeira franquia da rede foi aberta em 1974 na cidade de Wallingford localizada no estado de Connecticut.

A rede desembarcou no Brasil, em 1993, mas erros estratégicos fizeram com que a SUBWAY quase deixasse o país, em 2000, quando sobraram apenas duas lojas. Depois de uma reestruturação nos negócios, a rede voltou a apostar no Brasil em 2003, que hoje se tornou ummercado prioritário para a empresa.



4 DIFERENCIAIS PERANTE A CONCORRÊNCIA

O ponto que mais diferencia a SUBWAY de seu principal cocorrente, a Empresa Quiznos é que o lanche pode ser feito de acordo com o gosto do cliente.

As diferenças estão também em números de suas franquias. No Brasil em 2008, possuía 215 unidades e, em 2009, contava com 365, num salto de 70%. No mesmo período, oMcDonald’s cresceu 8%. “Eles voltaram com outra cultura. As lojas hoje se adaptam em regiões de menor circulação de pessoas porque têm custo de funcionamento mais baixo”, diz Ricardo Camargo, diretor-executivo da Associação Brasileira de Franquias. “O investimento para abrir também é menor. Tudo isso auxilia na expansão rápida”, afirma. Enquanto no McDonald’s um ponto pode custar R$ 1 milhão,...
tracking img