substancias

Páginas: 14 (3493 palavras) Publicado: 30 de julho de 2014
SUBSTÂNCIAS
Uma substância é qualquer espécie de matéria formada por átomos de elementos específicos em proporções específicas. Cada substância possui um conjunto definido de propriedades e uma composição química. Elas também podem ser inorgânicas (como a água e os sais minerais) ou orgânicas (como a proteína, carboidratos, lipídeos, ácido nucleico e vitaminas).
CLASSIFICAÇÃO
A substância queé formada por átomos de um único elemento químico (denomina-se elemento químico todos os átomos que possuem o mesmo número atômico (Z), ou seja, o mesmo número de prótons) é denominada substância simples. Exemplos:
Ouro: Au
Cobre: Cu
Gás Hidrogênio: H2
Argón: Ar
Uma substância composta por mais de um elemento químico, numa proporção determinada de átomos, é denominada substância composta.Exemplos:
Cloreto de Sódio: NaCl
Água: H2O
Metano: CH4
Glicose: C6H12O6
As fórmulas químicas heteronucleares destas substâncias podem apresentar como unidades estruturais compostos moleculares, no qual a unidade estrutural é a molécula, e compostos iónicos, em que a unidade estrutural é um conjunto de íões positivos e negativos mais simples.
Duas ou mais substâncias agrupadas constituem umamistura. O leite e o soro caseiro são exemplos de misturas.
MISTURAS
Uma mistura é constituída por duas ou mais substâncias puras, sejam elas simples ou compostas. As proporções entre os constituintes de uma mistura podem ser alterados por processos químicos, como a destilação. Todas as substâncias que compartilham um mesmo sistema, portanto, constituem uma mistura. Não se pode, entretanto,confundir misturar com dissolver. Água e óleo, por exemplo, misturam-se, mas não se dissolvem. Isso torna o sistema água + óleo uma mistura, não uma solução.
Existem três tipos fundamentais de misturas: as homogêneas (homo: igual), as heterogêneas (hetero: diferente) e as coloidais.
MISTURA HETEROGÊNEA
Uma mistura é denominada heterogênea quando apresenta duas ou mais fases e os componentes damistura são perceptíveis.
Observação: a visualização não é, necessariamente, a olho nu. As fases de uma mistura heterogênea podem ser detectadas no microscópio ou separadas em uma centrífuga. Como exemplos têm-se a água mais azeite ou água mais óleo.
MISTURA HOMOGÊNEA
A mistura homogênea é aquela cujas substâncias constituintes não podem ser identificadas, pois possuem as mesmas propriedades em todaa sua extensão. Tais substâncias sofrem dissolução, ou seja, a sua mistura produz somente uma fase. Isso quer dizer que toda mistura homogênea é uma solução, ou seja, mistura homogênea é um conjunto de substâncias solúveis entre si. Um exemplo é a mistura da água com álcool: quando misturadas essas duas substâncias é impossível distinguir uma da outra. Outro exemplo é a mistura de água e sal decozinha, seguindo o mesmo padrão da mistura anterior.
MISTURAS COLOIDAIS
Uma mistura coloidal é caracterizada pela existência de partículas de uma fase, dispersas noutra fase, geralmente contínua. As partículas da fase dispersa apresentam algumas características particulares: as suas dimensões podem variar entre 1 nm (10-9 m) e 1 µm (10-6 m); podem ser constituídas por conjuntos de átomos, iões oumoléculas (coloides micelares), por macromoléculas (coloides moleculares) ou por iões gigantes (coloides iónicos); podem ser encontradas nos diversos estados físicos: partículas sólidas cristalinas ou amorfas, gotas de líquido, bolhas de gás. O interesse crescente no estudo e desenvolvimento das misturas coloidais explica-se pelas inúmeras aplicações atuais: na indústria alimentar (leites,maioneses, cremes, manteigas, margarinas, espumas, chocolates, etc...); na indústria têxtil (lã, seda, linho, algodão, etc...); na construção civil (materiais de construção). Sabe-se hoje que algumas propriedades físicas importantes dos alimentos são devidas às misturas coloidais. São exemplos: a viscosidade, a plasticidade, a elasticidade, a retenção de água e a coesão.
Nas misturas coloidais, os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Substancias
  • SUBSTÂNCIAS
  • substâncias
  • substancias
  • Substâncias
  • Substâncias
  • Substancias
  • substancia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!