Substancias quimicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1596 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS

INTRODUÇÃO
O trabalho irá discorrer sobre as substancias químicas, sendo elas simples e compostas, e suas composição e formula. Os produtos químicos possuem formulas complexas e muitas perigosas ao seres humanos, portanto e muito importante termos conhecimentos sobre os mesmos e os efeitos por elas provados se utilizadas de forma incorreta. Pois alguns produtos comoveneno e outros produtos tóxicos são prejudiciais para o ser humano e para o meio ambiente, devendo ser manuseado com alguns cuidados.

SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS

Substância química é qualquer material com uma composição bem definida que não se Consegue separar por qualquer método mecânico ou físico e que mantém as mesmas características físicas e químicas em qualquer amostra obtida.Pode ser simples ou composta.

Substâncias químicas simples

É formada por somente um elemento químico. Por exemplo: o hélio (He) é formado por Um só átomo deste elemento; o hidrogênio, formado por dois átomos desse elemento ligados (H-H, e escreve-se H2); o cloro (Cl2), formado também pela ligação de dois átomos; e o enxofre, formado por oito átomos (S8).

Substânciasquímicas composta

É formada por mais de um elemento, como a água, que tem molécula formada por dois
Átomos de hidrogênio e um de oxigênio (H2O), o sal de cozinha, que é formado por cloro e sódio (NaCl), o clorofórmio (CHCl3), que é formado por um átomo de carbono, três de cloro e um de hidrogênio, e o benzeno, formado por seis átomos de carbono e seis de hidrogênio (C6H6).
Assubstâncias compostas formadas por moléculas maiores e mais complexas podem, Mesmo com idêntica fórmula molecular, possuir estruturas diferentes dependendo da sua forma espacial. Isso é chamado de isomeria. Por exemplo, o xileno, que tem fórmula C8H10 possui um anel com seis carbonos e quatro hidrogênios e dois grupos com um carbono e três hidrogênios cada um ligados ao anel, mas pode apresentartrês formas diferentes, Cada uma das formas isoméricas possui algumas propriedades, inclusive físico-químicas, diferentes. O ponto de ebulição do ort-oxileno é cerca de 5°C mais alto que o dos demais isômeros, enquanto que sua pressão de vapor é menor que dos outros. Em algumas sínteses químicas, usam-se isômeros específicos. Por exemplo, o meta-xileno é matéria-prima para o ácido isoftálico, enquantoo orto-xileno é usado para a produção de anidrido ftálico. Além de propriedades físico-químicas, os efeitos das substâncias nos vegetais e nos animais também podem variar de acordo com a estrutura molecular. Por exemplo, a fórmula molecular C6H14 pode representar uma substância de cadeia linear denominada n-hexano (n de normal ou de cadeia reta), que é tóxica para os nervos periféricos dos sereshumanos. O hexano de cadeia ramifi cada (iso-hexano ou 2-metil pentano), com a mesma fórmula molecular, não possui este efeito.
Resumindo:
– Substâncias simples possuem só um elemento:
Hélio = He
Hidrogênio = dois átomos ligados H-H – escreve-se H2
Cloro = dois átomos ligados Cl-Cl – escreve-se CI2
Enxofre = oito átomos ligados em círculo – escreve-se S8
– Substâncias compostas possuem maisde um elemento:
Água = dois de hidrogênio e um átomo de oxigênio – H2O
Sal de cozinha = um átomo de sódio e um de cloro – NaCl
Clorofórmio = um átomo de carbono, um de hidrogênio e três de cloro – CHCl3
– Isomeria:
Mesmo com fórmula molecular idêntica, as substâncias possuem diferentes estruturas espaciais, cada uma com propriedades físico-químicas próprias, podendo ter efeitos à saúde tambémdiferentes.
– Produto químico: pode ser tanto uma só substância química, como uma mistura de substâncias.

Produtos Químicos
Denomina-se produto químico uma substância química pura, simples ou composta, ou ainda misturas. As misturas podem ser de líquidos, sólidos ou gases e mistas, com sólidos e líquidos ou gases e líquidos.
Uma substância química, seja simples ou...
tracking img