Substancias fundamentais- mtc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1785 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FISIOLOGIA ENERGÉTICA CHINESA: AS SUBSTÂNCIAS FUNDAMENTAIS QI, XUE e JIN YE

Enquanto a Medicina Ocidental Alopática está baseada na estrutura, a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) se preocupa com a circulação energética, as funções e as inter-relações.A MTC é muito mais do que uma prática médica. Consideramos aqui a palavra médica dentro do conceito ocidental que significa "arte ou ciência deevitar, curar ou atenuar as doenças ". Também dizemos que a MTC é um conjunto de recursos terapêuticos, não a define bem. Na verdade o seu conceito é muito mais amplo. Quando entramos em contato com a MTC ela se mostra como um caminho de tratamento, mas logo em seguida percebemos que para se tratar a doença precisamos desenvolver o nosso auto-conhecimento e finalmente percebemos que a MTC é umcaminho de transformação e uma opção de vida.
A Medicina Chinesa considera como função do corpo e da mente a interação de substâncias ditas fundamentais ou vitais.As chamadas substâncias fundamentais, tão importantes para a MTC, são:
QI (Energia Vital)
Qi, também grafado comoch'i(Chinês)ou ki(Japonês), é um conceito fundamental da cultura tradicional chinesa.
O termo Qi pode ser associado de ummodo bem amplo ao conceito ocidental de energia: diferentes ideogramas com este mesmo som representam em chinês a energia dos alimentos, do ar e a energia pré-natal, dentre outros.
A palavra Qi é muito difícil de ser traduzida, alguns especialistas a traduzem como sendo " Força Vital", "Força da Vida"e "Energia". O Qi para os estudiosos de MTC é a base de todos os fenômenos que ocorrem nouniverso.
Nada poderia existir sem energia. A própria ciência ocidental se baseia em diversos conceitos de energia, utiliza-se de nomes como: energia solar, térmica, heleótica, sonora, luminosa, ATP, ADP de combustão e etc. Dentro das práticas orientais sejam elas filosóficas, marciais ou terapêuticas utilizamos a palavra tchi para expressar energia. O tchi é invisível, mas todos sabemos que ele estapresente. Sua parte material é o sangue (xue). O tchi transforma-se o tempo todo, portanto ele é mutável : "Nada se perde, nada se ganha tudo se transforma". Esta frase também pode ser aplicada a mtc. O tchi esta em constante mutação da energia do céu (Yang) para energia da terra (Yin). São estas transformações que fazem as estações mudarem, o ser humano crescer e desenvolver, existirem o calor eo frio, o dia e a noite, o homem e a mulher, a ação e a não ação entre outras transformações.
As principais funções do Qi são:O movimento do corpo.Controle do Sangue.A regulação da temperatura.A proteção dos órgãos.Existem vários tipos de Qi e cada um deles desempenha uma função, cada órgão segundo a MTC, possui o seu Qi .
Nos seres vivos estas energias fluem por canais (meridianos), é como se aágua de um rio fosse o Qi e o rio os meridianos. Nos seres vivos o Qi recebe diversas denominações de acordo com suas funções:

Yuan Qi - Qi original, conhecido como Qi pré-natal. Ë dele que origina todas os Qi yin e yang do organismo.O Yuan Qi apresenta muitas funções: força motriz (desperta e movimenta a atividade funcional), fornece o calor necessário a todas as atividade funcionais doorganismo através do Portão da Vitalidade, participa da transformação do zhong qi em qi verdadeiro, facilita a transformação do gu qi em xue, o local onde o Yuan Qi permanece são os pontos fonte (ele dá origem a estes pontos).
Jing - essência, nos seres vivos a dois tipos de Jing: o inato e o adquirido.
Jing Qi Inato - energia herdada de nossos pais no momento de nossa concepção. Este Qi nãopode ser reposto, somente através de práticas profundas de Qi Kong. É este Qi que dá a nossa contitucionalidade, isto é, nossas características físicas, personalidade e tendências a desequilíbrios.
Jing Qi Adquirido - este é adquirido através da alimentação e da respiração.
Gu Qi - Qi dos alimentos, representa o primeiro estágio na transformação do alimento em Qi. Ele é produzido pelo...
tracking img