Subsistema de desenvolvimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2862 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ETEC – FERNANDO PRESTES
2º - TSN

Alunas:












SUBSISTEMA DE DESENVOLVIMENTO E DE TREINAMENTO

















Sorocaba 2012




ETEC – FERNANDO PRESTES
2º - TSN

Alunas:








SUBSISTEMA DE DESENVOLVIMENTO E DE TREINAMENTO

















Sorocaba 2012
Resumo
O texto se refere ao treinamento e o preparo da pessoapara um cargo, mostrando o propósito da educação é preparar a pessoa para o ambiente dentro ou fora do seu trabalho.
Treinamento é o processo de desenvolver qualidade nos recursos humanos para habilitá-los a serem mais produtivos e contribuir melhor para o alcance dos objetivos organizacionais. O propósito do treinamento é aumentar a produtividade dos indivíduos em seus cargos influenciando seuscomportamentos.
















SUBSISTEMA DE DESENVOLVIMENTO E DE TREINAMENTO

Introdução

Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal
A palavra treinamento tem muitos significados. Alguns especialistas consideram o treinamento como um meio para desenvolver a força de trabalho das organizações. Outros interpretam mais amplamente, considerando o treinamento para um adequadodesempenho no cargo e estendendo o conceito para uma nivelação intelectual através da educação geral. Outros autores referem-se a uma área genérica chamada desenvolvimento a qual dividem em educação e treinamento: o treinamento significa o preparo da pessoa para o cargo, enquanto o propósito da educação é preparar a pessoa para o ambiente dentro ou fora do seu trabalho.
Treinamento é o processo dedesenvolver qualidade nos recursos humanos para habilitá-los a serem mais produtivos e contribuir melhor para o alcance dos objetivos organizacionais. O propósito do treinamento é aumentar a produtividade dos indivíduos em seus cargos influenciando seus comportamentos.

Educação
Educação profissional é a educação institucionalizada ou não, que visa ao preparo do homem para a vida profissional.Compreende três etapas interdependentes, mas perfeitamente distintas:
- Formação profissional: é a educação profissional institucionalizada ou não que prepara a pessoa para uma profissão em determinado mercado de trabalho. A formação profissional pode ser dada em escolas e mesmo dentro das próprias organizações.
- Desenvolvimento profissional: é a educação profissional que aperfeiçoa a pessoapara uma carreira dentro de uma profissão. É a educação profissional que visa ampliar, desenvolver e aperfeiçoar a pessoa para seu crescimento profissional em determinada carreira na organização ou que se torne mais eficiente e produtiva em seu cargo. É dado nas organizações ou em firmas especializadas em desenvolvimento de pessoal.
- Treinamento: é a educação profissional que adapta a pessoapara um cargo ou função. Seus objetivos situados no curto prazo são restritos e imediatos, visando dar ao homem os elementos essenciais para o exercício de um cargo. Pode ser aplicado a todos os níveis ou setores da empresa.

Treinamento
O conteúdo do treinamento pode envolver quatro tipos de mudança de comportamento, a saber:
1. Transmissão de informações: o elemento essencial em muitosprogramas de treinamento é o conteúdo: repartir informações entre os treinandos como um corpo de conhecimentos. Normalmente as informações são genéricas, de preferência sobre o trabalho, como informações sobre a empresa, seus produtos e serviços, sua organização e políticas, regras e regulamentos etc.

2. Desenvolvimento de habilidades: principalmente as habilidades, destrezas e conhecimentosdiretamente relacionados com o desempenho do cargo atual ou de possíveis ocupações futuras. Trata-se de um treinamento orientado diretamente para as tarefas e operações a serem executadas.

3. Desenvolvimento ou modificação de atitudes: geralmente mudança de atitudes negativas para atitudes mais favoráveis ente os trabalhadores, aumento de motivação, desenvolvimento da sensibilidade do pessoal de...
tracking img