Subprodutos na avicultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1346 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Utilização de subprodutos agroindustriais na alimentação de frangos de corte
Por: Felipe Dilelis de Resende Sousa
Introdução
A avicultura brasileira é referência mundial, consolidada como a maior exportadora e a terceira maior produtora mundial. Segundo UBABEF (2010) em 2009 foram exportados 3,6 milhões de toneladas de carne de frango, o que representou 33% da produção total nacional que foide aproximadamente 11 milhões de toneladas, gerando receita cambial de 5,8 bilhões de dólares. Os 67% restantes foram consumidos no mercado interno, que segundo UBA (2010) resultou em um consumo per capta de 37,8Kg de carne de frango/habitante/ano.
A grande produção nacional é consolidada por vários fatores, entre eles a disponibilidade de ingredientes nobres para a formulação de rações. No ano de2009 foram produzidas 27,8 milhões de toneladas de ração para frangos de corte, o que representou 46% do total de rações produzido no país (Sindrações, 2010).
A base das rações para frango de corte são o milho e o farelo de soja. Estas commodities vêm sofrendo aumento dos preços nos últimos anos devido à tendência mundial para produção de biocombustíveis, seja pela utilização direta destesalimentos na produção ou na diminuição da produção devido a troca das culturas visando a produção de etanol. Este fenômeno causou o aumento do custo de produção de carne de frango em todo o mundo, e deve-se principalmente a política americana de produção de etanol através do milho. (AHO, 2007)
Como os custos com alimentação representam em torno de 70% do custo total de produção, muitos pesquisadoresvêm buscando ingredientes diferenciados para inclusão na alimentação de frangos de corte. Uma das fortes vertentes de pesquisa é a de utilização de subprodutos, que será o foco desta apresentação.
Revisão de literatura
A utilização de subprodutos na alimentação de frangos de corte vem sendo alvo de inúmeras pesquisas, não só devido ao fator econômico e a busca por eventuais substituintes dostradicionais milho e farelo de soja, mas deve-se também a questões ambientais, uma vez que estes subprodutos sendo destinados à alimentação deixam de ser resíduos para o meio ambiente.
Vários são os subprodutos pesquisados e também já utilizados na indústria. Os principais fatores que vão viabilizar ou não a utilização destes subprodutos são: composição química, digestibilidade e valor energéticodeste subproduto, disponibilidade e custo do subproduto, presença de fatores anti-nutricionais, e por último uma variável que relaciona todos os fatores citados anteriormente, o nível máximo de inclusão de forma economicamente viável.
Abordaremos primeiramente a característica de regionalidade que os subprodutos possuem. A disponibilidade de um subproduto está relacionada diretamente àindústria, que geralmente possui caráter regional, uma vez que os produtos que serão processados são produzidos em uma determinada região.
Pode-se citar como exemplo desta regionalidade a pesquisa feita por Bizendra e Prafulla. Estes autores estudaram a utilização do resíduo de chá descafeinado (camellia sinensis e camellia assamica) na alimentação de frangos de corte. Constataram que a substituição dotrigo por este subproduto pode ser completa na ração, de forma economicamente viável. Este estudo foi conduzido na Assam Agricultural University, localizada na Índia, que é a segunda produtora mundial de chá.
Assim podemos perceber que as pesquisas com utilização de subprodutos visam resolver inicialmente problemas regionais. Podemos concluir que não seria viável importar resíduo de chádescafeinado para alimentar frangos de corte aqui no Brasil.
Porém esse carácter regional não está relacionado apenas a produções exteriores. Dentro do nosso país temos diferenças regionais, com diferentes produtos e conseqüentemente subprodutos sendo plantados, colhidos, industrializados e descartados em diferentes regiões do país.
Outros fatores importantes citados anteriormente são a composição...
tracking img