Subneting

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (840 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A máscara serve para que o computador saiba em qual rede ele se encontra, ou melhor, determinar se a máquina com quem ele vai se comunicar está na mesma rede dele ou em outra rede. Vocês já notaramque ao configurar o endereço IP de um computador vocês tem que digitar além do endereço uma máscara.

Com o conceito de máscara nós conseguimos sub-dividir uma rede. O que precisamos fazer é alteraros bits da máscara. Em uma máscara os bits com valor 0 indicam hosts e bits com valor 1 indicam rede.

Se possuímos uma rede classe C cujo endereço base é 192.168.1.0 e o de broadcast é192.168.1.255, ou seja, ela utiliza toda a faixa de endereçamento. Nós chamamos isso de redes classfull, ou seja, ela ocupada toda a faixa de endereçamento disponível para ela. A máscara de de redes classfull(para redes classe C) é 255.255.255.0. Note que o último octeto é 0, ou seja, o valor de todos os 8 bits são iguais a zero. Indicando que essa rede não foi sub-dividade e todos os endereços sãoreservados para estações (a exceção do endereço base e o de broadcast).

Agora vamos ao que interessa. Vamos sub-dividir a rede citada acima. Para isso temos que alterar a máscara. Como se trata de uma redeclasse C só poderemos trabalhar com o último octeto da máscara, pois segundo a definição da rede classe C os 3 primeiros octetos são reservados para porção de rede. E o que o conceito de sub-nettingfaz é alterar os bits da porção de hosts. Como uma rede classe C só pode possuir bits com valor 0 no último octeto, é com esse que iremos trabalhar. Vamos pegar o último octeto da máscara dada acima(já em binário):

00000000

Pelo conceito de subneting temos que transformar bits 0 em bits 1 para criar sub-rede. Vamos fazê-lo agora. Vamos transformar o primeiro bit 0 em bit 1. Ficando oúltimo octeto da máscara com valor 1.

10000000

Que em decimal é 128. A máscara ficou portanto igual a 255.255.255.128. Foram criadas 2 sub-redes. Para calcular o número de sub-redes é elevar 2 a...
tracking img