Submarino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (373 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO
2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
2.1 Princípio de Arquimedes
2.2 Os submarinos

3. DESENVOLVIMENTO
3.1 Submarino
3.2 Como funciona um submarino

4. DISCUSSÃO E RESULTADOS5. CONCLUSÃO

6. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por finalidade demonstrar o princípio de funcionamento de um submarino, ilustrando o Princípio deArquimedes. O Teorema de Arquimedes consiste em comparar o peso do fluido deslocado e compará-lo ao valor obtido através da medida do peso aparente.
Serão apresentadas algumas curiosidades sobre osubmarino e os efeitos das forças que atuam em um objeto imerso na água.





2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
2.1. PRINCÍPIO DE ARQUIMEDES

Um corpo imerso na água se torna mais leve devido a umaforça, exercida pelo líquido sobre o corpo, vertical e para cima, que alivia o peso do corpo. Essa força, do líquido sobre o corpo é denominada empuxo.
Portanto, num corpo que se encontra imerso em umlíquido, agem duas forças: a força peso (P), devida à interação com o campo gravitacional terrestre, e a força de empuxo (E), devida à sua interação com o líquido. Quando um corpo está totalmente imerso emum líquido, podemos ter as seguintes condições: se ele permanece parado no ponto onde foi colocado, a intensidade da força de empuxo é igual à intensidade da força peso (E=P); se ele afundar, aintensidade da força é menor do que a intensidade da força peso (EP).
Para saber qual das três situações irá ocorrer, devemos enunciar o Princípio de Arquimedes: “Todo corpo mergulhado num fluído(líquido ou gás) sofre, por parte do fluído, uma força vertical para cima, cuja intensidade é igual ao peso do fluído deslocado pelo corpo”.
Seja Vf o volume de fluído deslocado pelo corpo. Então a...
tracking img