Submarino kursk

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1931 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A MÁQUINA DO TEMPO
(SUBMARINO KURKS)

Grupo 5: karen Telles Lucas
Priscila de Assis Pereira
Roseana de Carvalho Bueno
Simoni Fernandes Franco Cavalheri
Vanessa Monteiro Ramos
Vagner de Oliveira Pedro

1) Este acidente poderia ter sido evitado?
Este acidente, como tantos outros que temos conhecimento, seria evitado se ao executar as manobras, teste, construções, reformas,etc... os procedimentos de execução destes serviços existissem e fossem aplicados com o devido acompanhamento e, após, inspecionados para que a verificação adequada apontasse se o resultado final foi sucesso ou fracasso. 
No caso do submarino Kursk,  para realizar aquela manobra, deveria haver um plano de ação envolvendo o começo, meio e fim da operação, e o navio que o acompanhava (Pedro O Grande)estaria diretamente envolvido neste. Variáveis diversas estariam apontadas e condições adversas poderiam ser consideradas, para que os incidentes não existissem.  
Ele não foi evitado por que não se preocuparam com medidas e procedimentos de segurança, não davam manutenção nos estaleiros, por que o país atravessava uma grave crise financeira.
2) Quais foram as principais causas?
Em meio àcrise, sem condições de modernizar seus armamentos e equipamentos militares, em 1994 foi lançado o submarino nuclear kursk. Segundo investigação um torpedo obsoleto, negligência e procedimentos de segurança ultrapassados foram às causas mais prováveis da explosão no submarino, o pior desastre naval pós-soviético da Rússia. Sem contar com o descaso com a vida humana, na demora em socorrer atripulação.
3) Qual foi a causa raiz?
A causa raiz do problema ou a causa real foi o vazamento de água oxigenada utilizada para produzir calor e gerar mais potência ao torpedo.
4) Como era a gestão organizacional na época?
Hierarquia
Em relação a todos os problemas, a hierarquia foi umas das causas que agravaram o resgaste dos tripulantes pela omissão de informações, orgulho, arrogância enegligência.
Equipamento e processos / tecnologia e manutenção?
Na década de 80, a inauguração do submarino kursk, poderia até ser considerados uns dos melhores transportes marítimos da época com dois reatores nucleares, sauna e outros. Mais com o passar do tempo àquele que era considerado o melhor passou a ser obsoleto, pois os equipamentos, processos, tecnologia e manutenção andam juntos.Todas as máquinas para serem boas aos serem humanos dependem de manutenções preventivas e observações de cada processo através de treinamento constante para ter a melhoria do procedimento e analise de falha. E com novas tecnologias poderemos evitar estas falhas de equipamentos.

Treinamento e capacitação das pessoas e lideranças
Treinamento se faz inevitável no planejamentoestratégico de uma organização, pois ele responsabiliza-se pelo capital intelectual e enriquece o patrimônio humano. O treinamento torna-se algo maior que apenas cursos, seminários e outras atividades desenvolvidas externas ao negócio. É um projeto de renovação permanente da empresa, pois nenhuma organização consegue manter um excelente nível de produção e interação com o cliente, sem que haja em seuquadro, profissionais preparados e qualificados.
Planejamento/Recursos
O planejamento falho não considerou que após um tempo prolongado, os torpedos que estavam no submarino deveriam ter sido inspecionados, para garantir que estavam em perfeitas condições de utilização, pois eram equipados com substâncias altamente inflamáveis. Isso não ocorreu justamente porque a manutenção aos estaleiros foicortada por falta de recursos. A União Soviética atravessava o período da Guerra Fria, e a ajuda internacional que recebia não estava ocorrendo(diga-se EUA ).  A tripulação do navio que acompanhava o submarino não fora treinada para enfrentar a tragédia que se sucedeu e seu comandante demorou a perceber o desaparecimento do Kursk. Não agiram de imediato, demonstrando falta de planejamento para que...
tracking img