Subestação

Páginas: 3 (587 palavras) Publicado: 14 de junho de 2011
ARRANJOS FÍSICOS DE SUBESTAÇÕES
Dá-se o nome de arranjo de uma subestação ao seu lay-out, ou seja, as formas de se conectarem entre sí, linhas, transformadores e cargas de uma subestação.
Valesalientar que o disjuntor permite abrir ou fechar o circuito com carga, enquanto que as chaves seccionadoras somente podem operar sem carga.
As chaves de aterramento somente podem ser operadas quando aLinha está desenergizada e é utilizada para que se evitem energizações indesejadas do bay, localizado no extremo oposto, como também para eliminação das induções devido a proximidade de Linhas ou emfunção de sobretensões de origem atmosféricas, as quais podem assumir valores perigosos.
Os principais arranjos são:
a) BARRA SINGELA - DISJUNTOR SINGELO
[pic]
Nesse esquema, todos os circuitos seconectam a uma mesma barra e por decorrência, todos devem ser desligados na presença de defeito na barra.
Devido a essa limitação, esse arranjo somente é utilizado em subestações de pequenaimportância. Caso se deseje alguma seletividade, podemos secionar o barramento utilizando-se um disjuntor e duas seccionadora, conforme esquema a seguir:
[pic]

presença das seccionadoras contíguas aodisjuntor tem por finalidade a isolação do mesmo para fins de manutenção.
Uma outra limitação nesse esquema, é que quando se está fazendo manutenção em um disjuntor (ou chave seccionadora), o circuitoassociado tem de ser desligado.
b) BARRA PRINCIPAL E TRANSFERÊNCIA
[pic]

Havendo necessidade de não se desligar o circuito durante a manutenção nos equipamentos associados, pode-se partir para oarranjo acima.
Quando da transferência de qualquer um dos bay´s para o bay de transferência, deve-se passar a chave de transferência para a posição de intermitente, quando então, a proteção passaráa atuar simultaneamente nos disjuntores dos bay´s envolvidos na operação, em seguida, fecha-se a chave de by-pass correspondente e as chaves seccionadoras do bay de transferência, depois,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Subestação
  • subestaçao
  • subestação
  • Subestação
  • subestação
  • Subestação
  • Subestação
  • Subestação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!