SUB Redes 1oSem2013 Gabarito

1909 palavras 8 páginas
Redes Noturno
Nome:
RA.:

Curso:

Turma:

SUB

Duração: 60 min.

Instruções:



1)




leia atentamente o enunciado das questões; questões com apresentação pura dos resultados, sem detalhamento (mesmo que corretos) serão desconsideradas;



manter celulares desligados; permitida a utilização de calculadoras, mas não o seu empréstimo; prova individual sem consulta.

A terminologia utilizada na denominação do padrão 10Base5 (Thick Ethernet) indica 10Mbps de velocidade (10), tipo baseband (Base) e 500m de alcance (5).
Nessa terminologia, qual o significado do termo Base?
O termo Base significa que a rede é do tipo baseband (ou banda base), indica transmissão de apenas um sinal digital por vez na linha (rede / cabeamento).

2)

Pelo “padrão” de notação do tipo de cabeamento de rede utilizado, indique o que significa 10BaseT.
Pela terminologia utilizada, o 10 do termo indica velocidade nominal de 10Mbps (Megabits por segundo), o termo Base indica uma rede do tipo baseband e o T indica ser twisted pair (par trançado).

3)

Explique a principal diferença entre cabos par trançado tipo UTP e STP.
UTP significa Unshielded Twisted Pair (par trançado sem blindagem) e STP significa Shielded
Twisted Pair (par trançado com blindagem). Sua principal diferença sendo que o primeiro não possui blindagem e o segundo sim.

4)

Qual a principal diferença entre um Hub e um Switch?
Um hub simplesmente repete o pacote de dados recebido para todas as outras portas, um switch repete o pacote, similar ao hub, apenas na primeira vez que o elemento de rede se conecta e, com a tabela de elementos atualizada, routeamento de pacotes ocorre porta a porta.

5)

À sua escolha, descreva um Hub, um Switch ou um Router.
Hubs:









são concentradores; tipicamente utilizados em Estrela; repetidor, responsável por repetir em todas as suas portas os pacotes recebidos; não regenera o pacote recebido; fácil identificação de falhas em cabeamento; normalmente “empilhável” (expansão)
tolerância

Relacionados