suas

2009 palavras 9 páginas
Introdução

O presente trabalho abordará sobre o SUAS, tendo seu surgimento como base inicial, tratará do Cap III Art 6º da Organização e Gestão.
Na Inglaterra no ano de 1601 surgiu a Lei dos Pobres, esta foi a maior Lei de enfrentamento da pobreza que já existiu, ela teve duração de 200 anos, porém mais ou menos nos meados de 1923, os ingleses começaram a responsabilizar a mesma pelos pobres serem pobres, pois eles se acomodavam com os benefícios oferecidos, assim começaram a criminalizar os pobres. Aqui no Brasil vivia – se o período do governo de Vargas conhecido como o pai dos pobres, passando neste contexto pela ditadura militar, onde aconteceu o “BUM” do Serviço Social, quando a o rompimento com a ditadura militar em 1988 nasce a 1º Constituição Federal do Brasil, porém com ela foram necessárias as Leis de Apoio para afirmar e garantir as ações existentes na constituição, assim 1993 surge a Lei do SUAS que veio para contemplar a Constituição Federal e exemplificar o que o assistente social deve fazer.
Nosso trabalho vamos abordar a Lei do Suas o Capítulo III Da Organização e da Gestão, neste contexto iremos discutir a política e o social brasileiro, desde as ultimas décadas do século passado, que tem sido marcado pelo processo de redefinição do papel do Estado, a partir da universalização dos direitos de cidadania e descentralização e gestão democrática das políticas publicas. Trata-se assim, de um novo formato institucional, legitimado pela Constituição Federal de 1988, integrante do processo de implantação da gestão descentralizada e participativa que ocorreu no Brasil, nos anos de 1990 nas esferas Municipais, Estaduais e Federais.
Assim a política de Assistência Social, sai do campo de caridade, da benemerência, do favor, e especialmente o favor político partidário, e entra no campo das políticas publicas, dos direitos sociais. Desta forma, a política de Assistência Social e organizada através de legislação, normalizações e indicadores de

Relacionados