Suas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1103 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHAGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIa
Gestão do Sistema Único de Assistência Social - SUAS
PROFESSORA A DISTÂNCIA:
TUTORA PRESENCIAL: ANA RISÉLIA ferreira
BLOCO - V
TURMA / n 51

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

A TRAJETÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL

Acadêmicos:
Adelaide Porto Souza RA: 269635
Ana Marta Nunes Santos RA: 265122
Maria Lúcia Macêdo RA:235265
Mara Beatriz S. de Oliveira RA: 268162
Marinylda Silva Queiroz RA: 254511
Silvio Vilarinho RA: 230682

Floriano, 31 de maio de 2012.
SUMÁRIO

Introdução ................................................................................................... 4

A trajetória histórica do Serviço Social no Brasil ..........................................5

Considerações Finais.....................................................................................8

Referências bibliográficas ..............................................................................9

Floriano, 31 de maio de 2012.
INTRODUÇÃO
O serviço social nasceu no Brasil, na década de 30 do século passado, registrava-se no País uma intensificação do processo de industrialização e um avançosignificativo rumo ao desenvolvimento econômico, social, político e cultural. Tornaram-se mais intensas também as relações sociais peculiares ao sistema social capitalista. Dentro desse contexto, este trabalho visa apresentar algumas reflexões sobre a trajetória histórica do Serviço Social e diversas implicações diante da sociedade capitalista e o agravamento das questões sociais.

Floriano, 31 demaio de 2012.
A TRAJETÓRIA HISTÓRICA DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL

A origem do Serviço Social surgiu em pleno desenvolvimento capitalista, marcado por conflitos de classe e pelo avanço qualitativo de classe operária urbana e lutas sociais contra a exploração do trabalho e defesa dos direitos da cidadania, sendo que a primeira iniciativa de organização da profissão se unido ao protagonismo degrupo social predominante e participante do movimento católico, leigos e responsáveis pela ação social da Igreja juntamente aos segmentos empobrecidos da classe operária.
O Serviço Social surge da emergência da questão social voltada aos problemas da sociedade capitalista e da desigualdade social. Isso se deu no final do século XIX com o crescimento da sociedade burguesa e com o surgimento dasclasses sociais, o país tornava rumo a um imenso processo de industrialização e um grande desenvolvimento econômico, social, político e cultural. Nesse período a econômia brasileira passava por uma transição de agro-exportador para industrial.
Com a desestruturação da agricultura devido a industrialização acelerada, obrigou muitas pessoas a abandonarem o campo rumo a cidade. Nesse momento a cidade seencontrou com uma superpopulação devido o êxodo rural. A partir daí muitos problemas foram surgindo e havendo a necessidade de um profissional para cuidar da área social e que pudesse amenizar os conflitos da época.
O Brasil se destaca em primeira mão na prática das relações públicas frente aos países da América Latina por sua trajetória. Historicamente sua prática assistencial estava sedistanciando e associando-se a noção de caridade, entretanto surgiram os primeiros Assistentes Sociais como damas de caridade para ajudar os pobres, carentes e aos necessitados, acreditavam que a pobreza era a culpa da forma de viver do indivíduo, e que uma simples ajuda inicial resolveria. Como parte de estratégias do Estado iniciou o processo de industrialização e urbanização no país para atender asdemandas da questão social das políticas sociais, com o objetivo de amenizar e controlar as insatisfações do povo.
O Serviço Social é uma profissão inserida na divisão do trabalho e técnica, atuando em um espaço necessariamente contraditório, atendendo aos interesses das demandas presentes no capital e do trabalho. Neste contexto houve um amplo crescimento de Assistentes Sociais, como executoras...
tracking img