Sua mae e minha boy

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (918 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Responsabilidade social: menos marketing e mais ações

Valor Econômico - http://www.valor.com.br/
São Paulo

- Nos anos 80, o empresariado brasileiro começou a entender o seu papel social.Sergio Amoroso

O desenvolvimento de uma nação não depende somente de mudanças e avanços na
área econômica, mas de um reequilíbrio dos desafios sociais e de distribuição de renda causados por estepróprio crescimento. Em decorrência disso, no Brasil, as últimas décadas vêm sendo marcadas por uma aceleração de ações sociais e intensificação de discussões em várias esferas da sociedade sobreterceiro setor e responsabilidade social.

Antes de discutir o papel da "responsabilidade social empresarial" neste novo cenário brasileiro, é importante relembrar um pouco da nossa história. O Brasilsofreu quase 30 anos de ditadura, o que feriu os nossos direitos de cidadania de maneira atroz. No entanto, mesmo superada esta fase, outros fatores da nossa estrutura social continuam ferindo os direitosdo cidadão. Entre eles, a injusta distribuição de renda, terríveis desigualdades sociais, assustadores índices de analfabetismo, um deficiente sistema de saúde, para mencionar alguns.

A partir dosanos 80, no período de transição democrática, diversos grupos de defesa de minorias explodiram pelos quatro cantos do país. Nascia bem devagarzinho, um conjunto de iniciativas privadas de caráterpúblico, sem fins lucrativos, sem discurso partidário, conhecido como "terceiro setor".

Enquanto o "terceiro setor" engatinhava, o Estado arrastava-se entre problemas econômicos e o empresariadocomeçava a entender seu papel social. Era o início de uma política de responsabilidade social dentro das empresas. O 2º Setor tornava-se, então, parceiro e co-responsável pelo desenvolvimento social comprojetos em diversas áreas: educação e cultura, saúde e prevenção, promoção social e capacitação, ecologia e preservação, etc.

Na década seguinte, tornou-se óbvio o que sempre fora evidente:...
tracking img