Suécia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2950 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Suécia

Suécia (em sueco: Sverige), oficialmente Reino da Suécia (em sueco: Konungariket Sverige), é um país nórdico, localizado na Península Escandinava na Europa Setentrional. A Suécia divide fronteiras terrestres com a Noruega, a oeste, e com a Finlândia, a nordeste, além de estar ligada à Dinamarca através da Ponte do Øresund, no sul.Com 450 295 km², a Suécia é o terceiro maior país daUnião Europeia em termos de área. Sua capital é Estocolmo fica na parte da costa oriental da Suécia, é o lar de cerca de 21 % da populção da Suécia. As principais cidades da Suécia são: Estocolmo, Gotemburgo, Malmö, Uppsala e Lidköping. Seu fuso horário é +4 horas de greenwich. Seus idiomas são sueco 92%, filandeses e lapões 8%. A Suécia é uma monarquia constitucional com um sistema parlamentar degoverno e é uma economia altamente desenvolvida. O país ocupa o quarto lugar do mundo no Índice de democracia e o sétimo lugar no Índice de Desenvolvimento Humano da ONU. O país é membro da União Europeia desde 1 de Janeiro de 1995 e também é membro da OCDE(Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico) .
IDH: 0,904 (Pnud 2011) - desenvolvimento humano muito alto
Alfabetização: 99%Coordenadas Geográficas: 62 00 N 15 E 00;
Limites geográficos: Finlândia (norte); Dinamarca (sul); Noruega (oeste); Golfo de Bothnia (leste);
Extenção do litoral: 3.218 km.
Área: 449.964 km²
Capital: Estocolmo
Nome Oficial: Reino da Suécia
Nacionalidade: sueca
Data Nacional: 6 de junho (Dia da Bandeira).
Religião: cristianismo 89% (Igreja da Suécia 86,1%, católicos 1,9%, pentecostais1%), outras religiões 11%




Subdivisões

A Suécia é dividida em três grandes regiões históricas, a Götaland, ao sul, englobando a cidade de Gotemburgo, a Svealand, na parte central, que engloba Estocolmo e a Norrland, que fica ao norte. Cada uma dessas três partes é subdividida em regiões menores chamadas- Províncias Históricas. A Suécia está dividida em 21 condados que são os seguintes (aletra denota posição no mapa):
Blekinge (K) Dalarna (W)
Estocolmo (AB) Gotland (I)
Gävleborg (X ) Halland (N)
Jämtland (Z) Jönköping (F)
Kalmar (H) Kronoberg (G)
Norrbotten (BD) Skåne (M)Södermanland (D) Uppsala (C)
Värmland (S) Västerbotten (AC)
Västernorrland (Y) Västmanland (U)
Västra Götaland (O) Örebro (T)
Östergötland (E)



Clima
A maior parte da Suécia tem um clima temperado frio e subpolar (N), apesar de sua latitude norte, com quatro estações distintas e temperaturas amenas durante todo o ano.O país pode ser dividido em três tipos de clima; a parte mais ao sul tem um clima oceânico, a parte central tem um clima continental úmido e a parte norte tem um clima sub-ártico. No entanto, a Suécia é muito mais quente e seca do que outros lugares situados em uma latitude similar, e até mesmo um pouco mais ao sul, principalmente devido à Corrente do Golfo.Por causa de sua alta latitude, aduração do dia varia muito. As temperaturas variam de norte a sul. As partes sul e central do país tem verões quentes e invernos frios, com temperaturas médias elevadas de 20 a 25 °C e baixas de 12 a 15 °C no verão e temperatura média de -4 a 2 °C no inverno, enquanto a parte norte do país tem verões mais curtos e frios e invernos mais longos, mais frios e com neve, com temperaturas que, muitas vezesabaixo de zero de setembro a maio. A neve ocorre principalmente entre dezembro e março no sul da Suécia, de novembro até abril no centro da Suécia e de outubro a maio no norte da Suécia. Apesar do norte, sul e centro da Suécia tenderem a ser praticamente livres de neve em alguns invernos.. No norte do Círculo Polar Ártico, o sol nunca se põe em parte de cada verão e ele nunca nasce em parte de...
tracking img