Suástica na propaganda de hitler

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (567 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O poder de dominação de Adolf Hitler sobre o povo alemão além de impressionante acabou gerando, de certo modo, a fama dele para o resto do mundo, com a ajuda de uma estratégia já muito utilizadanessa época: a propaganda. Um exemplo claro de tal fama do führer, é a suástica.
Na maioria das vezes, quando as pessoas olham para uma suástica, a primeira ideia que vem em mente é ela como símbolo donazismo, o símbolo do sofrimento, da tortura e da morte, que não era visto desta forma pelos alemães, pelo contrário, era motivo de fidelidade, alegria e honra, e estava estampado por toda a Alemanha,entre as casa, bandeiras e até nas roupas dos cidadãos.
Para quem não conhece a história deste símbolo místico, pensa sim na suástica só como o símbolo do nazismo e do holocausto, mas, não era só naAlemanha nazista que ele era utilizado, a suástica é um dos amuletos mais universais e mais antigos também, era vista em muitas culturas e tempos diferentes, representando significados distintos.Fazia parte da cultura dos budistas, hindus, dos japoneses, chineses, dos americanos e até mesmo dos judeus, irônico ou não.
Na Alemanha representava orgulho nacionalista e repúdio ao povo judeu, naChina representava a orientação quádrupla que segue os pontos cardeais, o infinito, a saúde, a felicidade, na Índia é um dos símbolos mais sagrados e tem o mesmo valor que o sinal da salvação tem para oscristãos. Para os hindus é o símbolo do poder fertilizante da natureza. No senso comum, a suástica pode ser entendida como a representação do bem e do mal.
Outros significados foram atribuídos aosímbolo, na China, ao girá-lo no sentido anti-horário, ele gerava energia e oferecia a salvação ao próximo. Hitler quando escolheu a suástica como o símbolo do seu partido, alegou que tal símbolo tivessea capacidade de representar a luta, de aliar a força do sofrido, porém destemido povo alemão. Inverteu a direção das ‘’pás’’ intencionalmente, no sentido – provável- de roubar energia do universo...
tracking img