Stroonda

9557 palavras 39 páginas
MÓDULO I – PRINCÍPIOS BÁSICOS DE SAÚDE
FUNÇÃO – EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE
SUBFUNÇÃO – BIOSSEGURANÇA NAS AÇÕES DE SAÚDE

INTRODUÇÃO:

A biossegurança nas ações de saúde tem como objetivo principal fornecer noções básicas sobre os agentes causadores das doenças, como conceitos básicos de bactérias, vírus, protozoários, fungos, e outros. No seu dia-a-dia, você terá a oportunidade de cuidar de clientes acometidos por estas doenças causadas por micróbios.
Como elemento da equipe de enfermagem você terá uma grande responsabilidade na prevenção de doenças infecciosas e parasitárias, e que, muitos dos cuidados prestados por você serão fundamentais na prevenção e tratamento destas doenças.
Os países desenvolvidos tiveram nos últimos tempos um grande progresso na prevenção e tratamento das doenças infecciosas. Graças ao suprimento de água não contaminada, melhores condições de vida, vacinação em massa, cuidados nos hospitais, utilização de conhecimentos sobre assepsia e a disponibilidade de antibióticos eficazes, os índices de mortalidade vem diminuindo. Nota-se que as doenças infecciosas vêm ocorrendo, principalmente, com clientes que possuem baixa resistência devido à utilização de medicações imunodepressoras e clientes infectados com o vírus da imunodeficiência humana (HIV). Nestes países, cada vez mais as mortes tem sido causadas por doenças crônicas (cardíacas, pulmonares, etc) e /ou degenerativas (câncer, e outros).
Em nossa realidade verificamos constante queda nos investimentos em saneamento básico e saúde pública; por conseqüência, nossa qualidade de vida torna-se pior. Como resultado desse quadro, as doenças infecciosas e as parasitoses estão cada vez mais presentes.
Dois cientistas foram particularmente importantes no estudo dos micróbios, Louis Pasteur (1822-1895) e Robert Koch (1843-1910). Considerados fundadores da bacteriologia, eles individualizaram as causas das doenças, os mecanismos de

Relacionados