Strong kids

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2611 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ARAUJO, GF; FRANGELLA, VS; MACHADO, JZ; OKOSHI, SS. Aplicabilidade da ferramenta Strong kids para detectar ocorrência de risco nutricional. Projeto de Pesquisa – Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2012.


Em hospitais, o objetivo de um procedimento de triagem nutricional é identificar indivíduos desnutridos ou em risco de desnutrição, possibilitando intervenção nutricionalprecoce e melhor alocação de recursos. O objetivo deste trabalho é aplicar a ferramenta de triagem nutricional STRONGkids para identificar a ocorrência de crianças com risco nutricional atendidas e avaliar a aplicabilidade da ferramenta Strong kids. Neste estudo transversal, a ferramenta Strongkids foi aplicada nas crianças internadas com até 72 horas. Participaram da pesquisa 18 crianças com idadeentre 1 mês e 13 anos, com predominância da faixa etária de 1 à 3 anos. Para aplicação da ferramenta, o tempo médio gasto foi de 5±10 minutos. De forma geral, 50% das crianças apresentavam risco médio e 50% apresentavam risco baixo. A aplicabilidade da ferramenta é rápida, porém apresenta alguns fatores relevantes que podem interferir no diagnóstico final da triagem. É de extrema importância que esteestudo seja continuado para uma melhor avaliação, uma vez que a amostra é insuficiente para uma conclusão final.



Palavras chave: Triagem nutricional. Strong kids. Risco nutricional











INTRODUÇÃO


A desnutrição hospitalar pode acarretar aumento da morbimortalidade, pois a resposta imunológica é deprimida, a cicatrização é limitada e lenta (LIMA et al., 2012),há um maior risco para infecções, quedas, delírios, reações adversas às medicações, diminuição de síntese de proteínas hepáticas e de produção de suco gástrico (RASLAN et al., 2008).
Estudos recentes, nacionais e internacionais, mostram que mais de 25% das crianças internadas em UTIP (unidade de terapia intensiva pediátrica) estão, aguda ou cronicamente, desnutridas no momento da admissão eque o estado nutricional dessas crianças se deteriora durante a internação (LEITE et al., 1993; HULST et al., 2004; SERMET-GAUDELUS et al., 2000).
Apesar de haver inúmeros estudos na literatura sobre prevalência mundial da desnutrição em crianças, a avaliação do estado nutricional nesta população quando hospitalizada, muitas vezes, é negligenciada, contribuindo para a ocorrência decomplicações e hospitalizações prolongadas (ROCHA et al., 2006).
Critérios para detectar o risco nutricional na admissão e durante a permanência hospitalar são, portanto, necessários e devem ser implementados nos procedimentos de rotina hospitalar (DUCHINI et al., 2010). Diante deste panorama, torna-se clara a importância de se estabelecer métodos para detecção precoce do risco nutricional por meiode ferramentas validadas, facilitando a adequação de intervenção nutricional primária evitando-se, assim, a instalação da desnutrição e de suas complicações, por meio de medidas preventivas (REZENDE et al., 2004; RASLAN et al., 2008).
O risco nutricional se refere ao risco aumentado de morbimortalidade em decorrência do estado nutricional depurado (NUTRITOTAL, 2012), devendo-se, portanto,ser identificado na admissão até que intervenções nutricionais adequadas possam ser iniciadas (JOOSTEN and HULST, 2008).
A Iniciativa de Triagem Nutricional (NSI), a Associação Dietética Americana (ADA), o Comitê das Organizações de Saúde (JCHO) definiram triagem nutricional como o processo de identificação das características melhor associadas a problemas dietéticos ou nutricionais (RASLANet al., 2008). A inserção de um método de triagem nutricional tem sido recomendada, nacional e internacionalmente, portanto, por organizações de especialistas, com o objetivo de avaliar efeitos físicos e fisiológicos adversos dos pacientes que possam resultar em comprometimentos do estado nutricional (DIAS et al., 2011).
A triagem nutricional destaca-se como uma ferramenta prévia à...
tracking img