stress

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2172 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
1.Introdução


A corrida contra o relógio vem sendo um sintoma da vida moderna, e o estresse aumenta, emplacando os altos índices de doenças da atualidade, principalmente em mulheres.
A vida moderna exige cada vez mais aptidões intelectuais. E com base nestes factores, o cérebro é um dos componentes que mais sofre com os efeitos negativos do Stresse.
Comer e dormir, lazer, e praticasfísicas são são um dos fatores importantes que podem contribuir no bem estar ou na saúde das pessoas, na combate ao stresse. Nos dias de hoje, estas praticas têm sido violadas, tudo porque as pessoas passaram a viver uma autentica pressão (correria do dia-dia). Por isso tornar-se-à importante falar do stresse, porque é um fenómeno grave que afecta o corpo e a mente.1.1 Stresse Origem e Terminologia


A palavra "estresse" tem origem na palavra inglesa "stress", que significa "pressão", "tensão" ou "insistência". Pode-se definir estresse como um conjunto de reações fisiológicas necessárias para a adaptação a novas situações.

O termo Stresse foi utilizado pela primeira pelo pesquisador canadense Hans Selye quem realizou um dos primeirosestudos sobre estresse, em 1936. Ele submeteu cobaias a estímulos estressores e observou um padrão específico na resposta comportamental e física dos animais.
O cientista Hans Seyle dividiu os sintomas do estresse em 3 fases sucessivas: alarme, resistência e esgotamento.

1.2 Conceito De Stresse

Selye), Lazarus e Folkman (1984) definiram o estresse como uma relação entre as pessoas e oambiente, avaliada pelo sujeito como prejudicial ao seu bem-estar. Para esses autores, essa relação sofre interferência as de dois processos: cognição e enfrentamento ao estímulo estressor.
A palavra estresse quer dizer "pressão", "tensão" ou "insistência", portanto estar estressado quer dizer "estar sob pressão" ou "estar sob a ação de estímulo insistente".
O estresse produz certas modificações naestrutura e na composição química do corpo, que podem ser avaliadas. Algumas dessas modificações são manifestações das reações de adaptação do corpo, seu mecanismo de defesa contra o estressor; outras já são sintomas de lesão. No conjunto dessas modificações o estresse é denominado sindrome de adaptação geral (SAG), termo cunhado por Hans Selye, o criador e pesquisador que levantou pioneira eprofundamente a questão.







1.3 Causas do Stress

O stress pode ser causado por algo que requer uma adaptação ou mudança no nosso meio habitual.
O nosso corpo reage a estas mudanças com respostas físicas, mentais e emocionais.
Todos temos os nossos meios de reagir ás mudanças, por isso as causas do stress podem variar de pessoa para pessoa.

Causas Mais Comuns

A morteMultidões
Os congestionamentos de trânsito
Casamento
Gravidez
Prazos
Problemas judiciais
Mudança de emprego  
Acidentes
Divórcio
Novo emprego
Reforma
Problemas financeiros
Doenças
Agressões políticas e socais


As mulheres são grandes vítimas, pois se multiplicam para darem conta de vários papéis cotidianos. as mulheres são as mais atingidas.
A multiplicidade de papéis, aliando asresponsabilidades profissionais as responsabilidades de cuidar da casa e dos filhos é um dos principais motivos que fazem as mulheres liderarem as estatísticas do estresse, segundo Marilda Lipp.

Se acompanharmos a rotina delas, identificaremos os fatores estressantes a que estão vulneráveis. Muitas delas Saem pela manhã após darem o café para os filhos, levam para a escola, já correndo contra otempo para chegarem ao serviço. Quando chegam ao ambiente de trabalho se deparam com a necessidade constante de estarem atualizadas.

situações das quais precisam resolver que não são do trabalho, e sim da vida pessoal. Muitas dessas situações estão carregadas de cobranças internas, pois somos criadas para dar conta de várias tarefas. Dividir-se entre casa, família, trabalho e lazer, exige...