Stres do enfermeiro frente a urgencia e emergencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2092 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BIOÉTICA E LEGISLAÇÃO










ALUNA: ELIZIANE BIONI SILVA
PÓS GRADUAÇÃO EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA
GOIÂNIA - GO
O termo ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saiaprejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social.
A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais
Código de Ética da Enfermagem
Art.16 - “assegurar ao paciente uma assistência de enfermagem livre de danos decorrentes de imperícia, negligência ou imprudência”
Art. 26 “o deverde prestar adequadas informações ao paciente e á família a respeito da assistência de enfermagem, possíveis benefícios, riscos e conseqüências eu posam ocorrer”.
Art. 27 - “respeitar e reconhecer o direito do paciente de decidir sobre a sua pessoa, seu tratamento e bem estar”
. A emergência é caracterizada com sendo a situação onde não pode haver uma protelação no atendimento, o mesmo deve serimediato. Nas urgências o atendimento deve ser prestado em um período de tempo que, em geral, é considerado como não superior a duas horas.
Princípios éticos presentes na vida do profissional de enfermagem que atendem urgência e emergências:
BENEFICIÊNCIA; RESPEITO ÀS PESSOAS; JUSTIÇA
A assistência aos pacientes em emergência ou urgência pode gerar reflexões que envolvem temas como critériosde acesso aos cuidados (triagem); limites de tratamento, medidas extraordinárias, medidas fúteis; preservação da privacidade e confidencialidade.
TRIAGEM: Termo utilizado para descrever a situação onde os profissionais de saúde tem que escolher qual o paciente que irá ser atendido em primeiro lugar, especialmente em serviços de emergência nos hospitais. Nestas situações utiliza-se o critério degravidade. ou seja, o paciente que tiver o quadro clínico mais grave, que não pode ter seu atendimento protelado, deve ter prioridade e ser atendido em primeiro lugar. A definição clássica de confidencialidade é a garantia do resguardo das informações dadas pessoalmente em confiança e a proteção contra a sua revelação não autorizada. Atualmente, confidencialidade é considerada como sendo o deverde resguardar todas as informações que dizem respeito a uma pessoa, isto é, a sua privacidade. A confidencialidade é o dever que inclui a preservação das informações privadas e íntimas.
Goldim,2003)

QUEBRA DE CONFIDENCIALIDADE
Ação de revelar ou deixar revelar informações fornecidas pessoalmente em confiança.
A quebra de confidencialidade somente é éticamente admitida quando:
1) um sériodano físico, a uma pessoa identificável e específica, tiver alta probabilidade de ocorrência;
2) um benefício real resultar desta quebra de confidencialidade;
3) for o último recurso, após ter sido utilizada persuasão ou outras abordagens, e, por último,
4) este procedimento deve ser generalizável, sendo novamente utilizado em outra situação com as mesmas características, independentemente dequem seja a pessoa envolvida.
BIOÉTICA
O termo "Bioética" foi criado pelo pastor evangélico alemão Fritz Jahr (1895-1953) em 1927
Bioética é um neologismo construído a partir das palavras gregas bios (vida) + ethos (relativo à ética). Segundo Diniz & Guilhem,[3] "…por ser a bioética um campo disciplinar compromissado com o conflito moral na área da saúde e da doença dos seres humanos e dosanimais não-humanos, seus temas dizem respeito a situações de vida que nunca deixaram de estar em pauta na história da humanidade…"
- ESTUDA A MORALIDADE DA CONDUTA HUMANA NO CAMPO DAS CIÊNCIAS DA VIDA.Inclui a ética médica, mas vai além dos problemas clássicos da medicina....leva em consideração os problemas éticos levantados pelas ciências biológicas...(Vargas apud Fontinelli Jr.2002)
- É o...
tracking img