Storage

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3533 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema de Informação
Sistemas Operacionais I



























Storage / Raid































Wagner Paulo de Araújo Moreira
Matrícula: 2008.01.323.609
Storage area network

Na computação, um Storage Area Network (área de armazenamento em rede) ou SAN é uma rede projetada para agrupardispositivos de armazenamento de computador. Os SANs são mais comuns nos armazenamentos de grande porte.

Existem duas variações de SANs:

Uma rede na qual o propósito principal é a transferência de dados entre computadores e dispositivos de armazenamento. Um SAN consiste em uma infra-estrutura de comunicação que provê conexões físicas com uma camada de gerenciamento, que organiza as conexões,os dispositivos de armazenamento e os computadores, tornando a transferência de dados robusta e segura.

Um sistema de armazenamento formado por dispositivos de armazenamento, computadores e/ou aplicações, e todo um controle via software, comunicando-se através de uma rede de computadores.

[pic]Definição

Os storage networks, ou redes de armazenamento, são diferenciadas de outrasformas de armazenamento em rede pelo método de acesso em baixo nível que eles apresentam. O tráfego de dados nessas redes é bastante similar àqueles usados internamente em discos, como ATA e SCSI

Benefícios

Compartilhar o armazenamento normalmente simplifica a administração e proporciona flexibilidade, uma vez que cabos e dispositivos de armazenamento não precisam ser movidosfisicamente para mudar armazenamento de um servidor para outro, por exemplo. Note, apesar, que com a exceção do sistema de arquivos SAN e clusters, o SAN ainda é de relação um-a-um. Ou seja, cada dispositivo no SAN é de propriedade de um único computador. Oposto a isso, o NAS (Network-Attached Storage), permite que vários computadores acessem ao mesmo conjunto de arquivos em uma rede.

RAIDRedundant Array of Independent Drives (ou Disks), também denominado Redundant Array of Inexpensive Drives ou mais conhecido como simplesmente RAID ou ainda em português: Conjunto Redundante de Discos Independentes ou também Conjunto Redundante de Discos Econômicos, é um meio de se criar um sub-sistema de armazenamento composta por vários discos individuais, com a finalidade de ganhar segurança edesempenho.
A primeira idéia de RAID foi desenvolvida pela IBM em 1978, para melhorar a confiabilidade e segurança de sistemas através de redundância.[carece de fontes?]
Popularmente, RAID seriam dois ou mais discos (por exemplo, HD ou disco rígido) trabalhando simultaneamente para um mesmo fim, por exemplo, citando o exemplo de RAID-1 logo abaixo, serviria como um espelhamento simples, rápido econfiável entre dois discos, para fazer o backup de um disco em outro. Apesar do RAID oferecer segurança e confiabilidade na adição de redundância e evitar falhas dos discos, o RAID não protege contra falhas de energia ou erros de operação. Falhas de energia, código errado de kernel ou erros operacionais podem danificar os dados de forma irrecuperável. A Western Digital trabalha com RAID tambem.[pic]História

O RAID foi proposto em 1988 por David A. Patterson, Garth A. Gibson e Randy H. Katz na publicação "Um Caso para Conjuntos de Discos Redundantes Econômicos (RAID)". Publicado na Conferência SIGMOD de 1988: pp. 109–16.

Vantagens

Ganho de desempenho no acesso.
Redundância em caso de falha em um dos discos.
Uso múltiplo de várias unidades de discos.Facilidade em recuperação de conteúdo "perdido".


Arquiteturas

Implementação Via software

Na implementação via software, o sistema operacional gerencia o RAID através da controladora de discos, sem a necessidade de um controlador de RAIDs, tornando-a mais barata.
Nesse tipo de implementação, todo o processamento necessário para o gerenciamento do RAID é feito pela CPU....
tracking img