Steven johnson,pierre levy e diana domingues

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (931 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
OUniversidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
Publicidade e Propaganda, 1º/2012
Linguagem Hipermidiatica, Professor Paulo César Barbosa.
Victoria Parizzotto Fernandes 41126998

“De umícone á um click”

No livro de Steven Johnson, “Cultura de Interface”, o conceituado escritor de ciência americana, aborda o modo como a tecnologia influencia na nossa maneira de criar e nos comunicar,dando um foco especial ás formas artísticas.
No livro, o autor busca se expressar de forma fácil, pois seu intuito é justamente tornar a informação acessível á todos, não deixando de manter uma linhade raciocínio cronológica entre a contextualização histórica do mundo e as mudanças tecnológicas que ocorriam neste. É interessante como algumas ideias de Steven J. Integraram-se em nossa atualidadevisto que o livro foi escrito em 1997, ele praticamente previu algumas mudanças referentes ao mercado e a tecnologia, como por exemplo, a implantação de novas interfaces (desktop, janela, links, textoe agentes) para uma melhor interpretação visual. Antes do aspecto artístico criado para cada uma das interfaces citadas, todas não passavam de puros códigos numéricos, compreendidos apenas porprogramadores.
O ser humano é um ser adaptável, porém, custa-nos muito querer “ser adaptado”, pois infelizmente nós, além de adaptáveis também somos de certa forma, acomodados, e por isso tendemos acriticar novas ideias, principalmente quando estas visam reestruturar um sistema.
Hoje em dia é de fácil compreensão a releitura de ideologias de Steven, pois elas estão presentes no nosso cotidiano deforma quase que automática, por exemplo, ao ligarmos um computador entendemos a função de seus ícones virtuais por uma rápida associação com objetos reais. Mas nem sempre foi assim, tal conceito sofreufortes críticas, vindas principalmente de programadores, que julgavam desnecessária a união de design e ação funcional em máquinas.
A primeira interface sugerida por Steven, foi a criação da...
tracking img