Steve mccury

1098 palavras 5 páginas
Steve McCurry McCurry é reconhecido universalmente como um dos melhores fotógrafos contemporâneos em função de suas imagens dramáticas e com cores evocativas. Por minha grande e justa admiração de seu trabalho resolvi mostrar um pouco de sua história nas próximas páginas.
Steve nasceu no ano de 1950, no subúrbio da Filadélfia, Pensilvânia. Ele estudou cinema na Universidade Estadual da Pensilvânia, Estados Unidos, em 1968. Trabalhou para o jornal de sua universidade, chamado ‘’The Daily Collegian’’. E foi aí que começou seu interesse pela fotografia.
Depois de anos como freelancer e cansado disso, em 1986, no auge dos seus 27 anos, decidiu abandonar tudo. Com o dinheiro guardado na poupança e pouco mais que uma sacola de filmes fotográficos e outra de roupas ele explorou todo o subcontinente indiano com sua câmera e começou a descobrir seu talento. A idéia principal era filmar documentários, mas notou que era mais interessante e prático, pelas condições, fotografar sem rumo com sua câmera 35 mm.
Sua carreira estourou quando, infiltrado, cobriu a invasão soviética no Afeganistão no campo de refugiados de Nasir Bagh, no Paquistão. McCurry usou vestimentas típicas para disfarce e escondeu seus equipamentos. Para sair do país, ele costurou os rolos de filme na cintura da calça. Dessa forma o fotógrafo mostrou ao mundo as primeiras fotos da guerra afegã. Em conseqüência disso, ganhou a medalha de ouro Robert Capa de melhor reportagem fotográfica no exterior, um prêmio dedicado aos fotógrafos de grande coragem e iniciativa.
Entre várias fotos do conflito, houve destaque para o retrato da menina afegã. A garota de olhos verdes e penetrantes tornou-se o ‘’símbolo da resistência humana’’, segundo Steve. A fotografia foi capa da National Geographic em julho de 1985. McCurry continuou fotografando conflitos internacionais no Afeganistão, Camboja, Líbano, Filipinas além da guerra Irã-Iraque e a guerra do Golfo.
A partir do sucesso da foto da menina afegã Steve

Relacionados

  • Steve Mccury
    976 palavras | 4 páginas