Stellarium

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1160 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Edited by Foxit Reader Copyright(C) by Foxit Software Company,2005-2007 For Evaluation Only.

STELLARIUM Roteiro Prático de Atividades com Cartas Celestes

Leonardo Decker (leo.decker@hotmail.com)

Cartas celestes são basicamente representações do céu com boa parte de seus corpos celestes, inclusive todos aqueles que um observador na Terra pode enxergar a olho nu; são guias para se prever amovimentação dos astros. Outros programas típicos para se visualizar cartas celestes são o Cartes du Ciel e o Cybersky (www.cybersky.com).

ÍNDICE -> Objetivo; -> Conhecendo o Stellarium; -> Revisando Conceitos; -> Atividades Específicas; -> Conclusão, Referências e Curiosidades.

OBJETIVO Este roteiro serve basicamente para o aluno se ambientar com a interface do Stellarium, com o qualpoderá revisar importantes conceitos relacionados à astronomia observacional.

CONHECENDO O STELLARIUM

O

software

Stellarium

pode

ser

adquirido

gratuitamente

pelo

site

http://www.stellarium.org A figura 1 mostra uma tela típica do Stellarium.

Figura 1 – Tela do Stellarium. Percebe-se, no canto inferior esquerdo, o menu de botões. Abaixo, há uma relação das funções decada botão.

Figura 2 – Menu Principal.
LEGENDA (por número respectivo ao botão): 1 – Mostrar a linha que une as estrelas de mesma constelação; 2 – Mostrar os nomes de cada constelação; 3 – Mostrar uma representação artística para se visualizar as constelações; 4 – Mostrar a grade azimutal, onde cada linha vertical corresponde ao azimute (Az) e todos se encontram no zênite e cada linhahorizontal corresponde a altura do astro (Alt). 5 – Mostrar a grade equatorial, onde cada linha vertical que cruza o equador marca a ascensão reta do astro (AR) e cada linha paralela ao equador marca a declinação (DE); 6 – Mostrar a superfície/paisagem do horizonte; 7 – Mostrar os pontos cardeais;

8 – Mostrar a atmosfera; 9 – Mostrar as nebulosas; 10 – Alternar entre a montagem equatorial e aazimutal; 11 – Ir para o objeto selecionado (cujos dados pode-se ler acima e a esquerda da tela); 12 – Procurar algum objeto; 13 – Abrir a janela de configuração do software. Logo que aberta, é possível alterar os dados de local de observação. Possui os submenus conforme a Figura 3: Língua (onde se altera o idioma utilizado), Data e Hora (altera a data atual na observação), Localização (altera o local deobservação), Paisagens (altera a superfície do horizonte), Vídeo (altera aspectos de projeção) e Renderização (define com detalhes que tipos de astros são mostrados).

Figura 3 – Menu de Configurações. 14 – Aciona o Modo Noturno; 15 – Abre a lista de atalhos; 16 – Sai do programa; 17, 18 e 19 – Controlam a passagem de tempo da animação; 20 – Volta ao tempo inicial.

Logo que o programa éiniciado, deve-se atualizar a data, hora e local de observação no menu Configuração (pegar-se-á como exemplo a cidade de Porto Alegre, com latitude de 30 02’S e longitude de 51 12’), adicionando uma nova cidade, pois Porto Alegre não consta no catálogo.

REVISANDO CONCEITOS:

1. Ligue e desligue a atmosfera. Qual é a diferença de uma observação com e sem a atmosfera terrestre? 2. Ligue as gradesazimutais e equatoriais. Identifique o pólo elevado. Qual é o pólo elevado e sua altura? Qual a sua relação com o local de observação? 3. Há linhas marrons e azuis. Identifique o equador celeste. Essas linhas possuem o mesmo formato para qualquer observador terrestre? Se não, depende de que? 4. Faça o tempo variar mais rapidamente e observe o movimento do Sol. Como é chamada essa linha que elepercorre? Como se chama o ponto onde o Sol cruza o equador celeste? É um ponto fixo? 5. Identifique alguns planetas e observe suas trajetória no céu. Há alguma semelhança entre suas órbitas? 6. Ainda com o tempo variando mais rapidamente, observe que todas as estrelas giram ao redor do pólo elevado. Quais são as principais constelações circumpolares? Para quais valores de declinação uma estrela...
tracking img