Steel frame

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3382 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES

MAÍRA ANTUNES LOPES
TAYNÁ SALDANHA DOS SANTOS


STEEL FRAME

MARINGA
2012
MAÍRA ANTUNES LOPES
TAYNÁ SALDANHA DOS SANTOS

STEEL FRAME

Trabalho do curso de Edificações, sob orientação da professora Angélica, na disciplina de Comunicação e redação técnica.

MARINGA
2012
Sumário
1. Definição 4
2.Origem e História 6
3. Vantagens 8
4. Conforto 11
4.1. Isolamentotérmico 12
4.2. Isolamento acústico 12
4.3. Equilíbrio da umidade no ambiente 13
4.4. Rapidez de construção 14
4.5. Redução de custos 14
4.6. Versatilidade na construção 16
5. Construção sustentável 17
6. Preços competitivos 19
Bibliografia 20

1. Definição

Este conceito de construção Light Steel Frame (LSF), tem sido comum desde a década de 50 nos EUA e Japão, devido à grande necessidadede residências por dois motivos básicos: Falta de matéria prima, no caso madeira, e a destruição de grandes áreas residenciais onde houve guerras, como o Japão por exemplo.
Hoje este conceito construtivo tem sido usado não somente nos dois países mencionado acima, mas em boa parte da Europa, América do Sul e Ásia.
O objetivo principal do sistema LSF, é a rapidez na execução do projeto:residencial, comercial ou industrial, oferecendo ao usuário o conforto merecido.
O básico deste sistema construtivo consiste no uso de perfis metálicos de aço galvanizado, placas cimentícias (sem uso de amianto) no lado externo, e placas de gesso acartonado no lado interno.
Quanto ao acabamento, podem-se usar os mais variados tipos de material, desde pintura, textura, inclusive pastilhas, azulejos e outros.Em áreas úmidas, como banheiros e cozinhas, usam-se placas de gesso acartonado com revestimento impermeável.
Portanto, há uma grande gama de opções no uso deste sistema construtivo.
A primeira etapa da obra consiste em preparar o terreno para receber as fundações. Por ser um sistema leve (light), exige-se bem menos das fundações do que em obras convencionais, gerando boa economia.
Antes deconcretar as fundações, todas as tubulações subterrâneas de água, esgoto, telefone, elétrica etc. são devidamente instaladas.
Enquanto se prepara as fundações, as paredes de perfis metálicos estão sendo montadas em painéis, executado pelo fabricante e depois transportadas até o local da obra.
A próxima etapa são a montagem dos painéis (paredes), que estão devidamente identificadas e das tesouras parareceber o telhado.
Após a montagem dos painéis, e das tesouras, faz-se o revestimento do lado externo, enquanto isso, as tubulações internas, hidráulica e elétrica estão sendo executadas.

2.Origem e História

Para definir os antecedentes históricos da light steel frame é necessário remontar aos Estados Unidos, no século XIX. Naqueles anos, a população do país multiplicou-se por dez, sendonecessário recorrer aos materiais disponíveis localmente e a métodos práticos e céleres que permitissem aumentar a produtividade na construção de novas habitações. A madeira, que era já o material de eleição dos povos colonizadores, passou a ser utilizada no novo continente como principal elemento estrutural dos edifícios habitacionais e assim permaneceu até hoje.
Ao terminar a Segunda Guerra Mundial, o açoera um recurso abundante, e as empresas metalúrgicas haviam obtido grande experiência na utilização do metal devido ao esforço da guerra. Primeiramente usado nas divisórias dos grandes edifícios ou arranha-céus com estrutura em ferro, o aço leve moldado a frio passou a ser usado em divisórias de edifícios de habitação e acreditava-se que poderia substituir a inteira estrutura de madeira nasmoradias.
Um grande impulso foi dado nos anos 1980, quando a exploração de florestas mais antigas foi vedada à indústria madeireira. Isto levou ao declínio da qualidade da madeira empregue na construção e a grandes flutuações no preço desta matéria prima. Em 1991, a madeira usada na construção subiu 80% em quatro meses, o que levou muitos construtores a passar a usar o aço imediatamente.
Após este...
tracking img