Steel frame

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 53 (13016 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
O Steel frame é constituido por um conjunto de estrutura metálica feita em aço galvanizado extremamente leve com fechamento em chapas internas e externas que resulta em um conjunto com baixo peso e ao mesmo tempo resistente capaz de suportar grandes esforços.
Este moderno processo industrial de origem norte-americana envolve um sistema com rigoroso cronograma de montagem emão-de-obra especializada. Por sua versatilidade, permite variações na arquitetura, a escolha da cobertura, utilização de diferentes acabamentos externos e a inclusão de opcionais como ar condicionado central ou spleet, automação dos controles, entre outros.
Este sistema construtivo é utilizado em larga escala em países como EUA, Nova Zelândia, China, Países árabes e na América do Sul e Chile onde após oterremoto todas as unidades construídas neste sistema não colapsaram.
Indicado para obras residenciais, comerciais ou galpões com até quatro pavimentos, este sistema permite adequar o projeto para situações como isolamento térmico ou acústico, equilíbrio de umidade no ambiente, evitando o conhecido problema de umidade ascendente nas paredes.
A construção se inicia com fundações tipo radier. Emseguida, a estrutura é montada rapidamente através de painéis fechados com dry wall. E com a cobertura imediata, é possível a rápida conclusão da obra. Sustentabilidade e respeito ao meio ambiente fazem parte ainda deste processo, onde os materiais são recicláveis, com baixo índice de resíduos.

1. Etapas da construção:
1.1Projeto:
Como a construção em steel frame é muito rápida os projetos arquitetônicos e de instalações devem estar prontos antes do inicio da obra, pois existe a necessidade de que todos os materiais sejam comprados de acordo com o cronograma da obra que é muito preciso.
Existem empresas que já executam o pacote de projetos para este sistema construtivo, indicando todos os materiais de acordocom o padrão da obra.
Apesar da obra ser industrializada, a arquitetura pode ser concebida em qualquer estilo , em qualquer tamanho, e com diferentes distribuições internas, com ou sem desníveis, obedecendo é claro as características técnicas dos materiais utilizados.

Projetos utilizados:

* Projeto Arquitetura;
* Projeto de Fundações;
* Projeto Estrutural;
* ProjetoHidráulico;
* Projeto Elétrico;

1.2 Fundação:

A fundação pode ser feita através de 4 métodos:

* Radier;
* Sapata corrida;
* Viga Baldrame;
* Embasamento;

Como qualquer fundação, requer uma boa impermeabilização a fim de se evitarem infiltrações e umidade.
Por ser um sistema autoportante, a fundação deve estar perfeitamente nivelada e em esquadro, permitindo a corretatransmissão das ações da estrutura. O sistema steel frame possui pouca maleabilidade para ajustes na obra e, portanto, não deve sofrer nenhuma interferência decorrente de desvios da fundação. Eventuais paredes fora de esquadro deverão ter as devidas soluções previstas na etapa de concepção do projeto.

1.2.1 Radier

A fundação mais usada nesse tipo de construção é o Radier, que é uma laje de concretocom cerca de 15 cm de espessura, que dispensa a perfuração do solo para a execução de brocas, sapatas ou cravação de estacas . O terreno deve ser nivelado e preparado para receber o concreto colocando-se uma camada de brita sobre a terra e uma manta impermeabilizante sobre a brita. O radier é feito em toda extensão da casa incluindo as calçadas laterais, as áreas para varanda e garagem.
Sobre oradier são colocadas as chapas de aço para a fixação da estrutura metálica e nestas chapas são marcadas as posições dos perfis para a construção do sistema em "steel frame".
A fixação dos painéis ao radier é feita com uso de pinos de 50 mm, com fixação à pólvora.
Geralmente, é dimensionado com base no modelo de placa sobre base elástica, seguindo a hipótese de Winckler. Neste caso, o solo é...
tracking img