Steel frame

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8329 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de fevereiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

O Ligh Steel Frame é um sistema construtivo e inovador que utiliza aço galvanizado em sua estrutura. Desenvolvido principalmente nos Estados Unidos da América, Canadá e em alguns países da Europa, onde 90% das construções são feitas por este processo a mais de cem anos. Há alguns anos que o Brasil vem empreendendo com este sistema. Para apresentar essa novidade utilizamos de todasua eficácia para expor desde sua fabricação até seus métodos de aplicação, passo a passo da obra.

2. ORIGEM

Light Steel Framing é um processo construtivo introduzido nos Estados Unidos no século XIX. Ao terminar a Segunda Guerra Mundial, o aço era um recurso abundante e as empresas metalúrgicas haviam obtido grande experiência na utilização do metal devido ao esforço da guerra.Nos anos 80 aconteceu o grande declínio da qualidade da madeira empregue na construção e a grandes flutuações no preço desta matéria prima. Em 1991, a madeira usada na construção subiu 80% em quatro meses o que levou muitos construtores a passar a usar o aço imediatamente.

3. DEFINIÇÃO

O termo Light Steel Frame pode traduzir-se por Estruturas em Aço Leve. A palavra Steel indica amatéria prima usada na estrutura, o aço. A inclusão de Light, ou leve, indica que os elementos em aço são de baixo peso uma vez que são produzidos a partir de chapa de aço com espessura reduzida. Este sistema de construção é também conhecido no Brasil como "construção a seco" e seu estilo é caracterizado pelo nome "American Home" (Casa Americana).
O sistema construtivo em Steel Frame éformado por perfis metálicos em aço galvanizado, com qualidade assegurada através de rigoroso processo de industrialização. Os perfis metálicos, interligados através de parafusos especiais autobrocantes, formam os painéis (paredes) que compõem um conjunto autoportante preparado para receber todos os esforços solicitados pela edificação.
O Light Steel Framing é especialmente vocacionado paraedifícios de pouca altura, em contraste com as estruturas pesadas de grandes prédios de apartamentos. Apesar de serem usados elementos em aço leve galvanizado para fins não estruturais em edifícios de maiores dimensões, o termo Light Steel Framing é especialmente usado para edifícios residenciais ou comerciais até oito pavimentos.
Atualmente, o Brasil domina a tecnologia de obrasindustrializadas, tanto na área industrial quanto na residencial, possibilitando a execução de construções com rapidez, qualidade e conceitos de destaque.
Diversas construtoras nacionais tem se especializado neste segmento oferecendo sistemas de construção com o mesmo nível de tecnologia empregado nos Estados Unidos, Canadá, Austrália, e muitos outros países.
Utilizando estes avanços,casas populares podem ser construídas em série em menos de 30 dias, e residências de alto padrão em até 120 dias, prazos impossíveis de atingir em construções convencionais.
O sistema industrializado de construção usa basicamente produtos padronizados de tecnologia avançada, em que os elementos construtivos são produzidos industrialmente, onde a matéria prima utilizada, os processos defabricação, suas características técnicas e acabamento passam por rigorosos controles de qualidade. Estes materiais padronizados permitem uma redução significativa de mão de obra, evitando também desperdícios e erros.

4. PROJETO

Como a construção em Steel Frame é muito rápida, os projetos arquitetônicos e de instalações devem estar prontos antes do inicio da obra, pois existe anecessidade de que todos os materiais sejam comprados de acordo com o cronograma da obra que é muito preciso.
Existem empresas que já executam o pacote de projetos para este sistema construtivo, indicando todos os materiais de acordo com o padrão da obra. Sendo necessários os seguintes projetos:
• Projeto Arquitetura
• Projeto de Fundações
• Projeto Estrutural
• Projeto...
tracking img