Stc urbanismo e mobilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1607 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Guia de Trabalho




No âmbito do tema “Construção e Arquitectura” sugerimos a resolução de uma Ficha de Trabalho[1] cujas questões dizem respeito a temáticas como eficiência energética de edifícios, materiais e técnicas que melhoram o conforto da habitação, entre outras.




O ponto de partida para a execução desta ficha é a visualização de um Powerpoint onde são abordados algunsconceitos básicos de Arquitectura e Construção, assim como exemplos de contributos da ciência e da tecnologia neste domínio. Contudo, pode consultar livros científicos, revistas científicas, Internet ou outros recursos, no sentido de complementar/obter informações que vão de encontro às solicitações da ficha. Uma vez concluída a sua resolução, deverá colocá-la no seu Portefólio Reflexivo dasAprendizagens (PRA).


























1. Leia o texto 1.


Beja: Nova urbanização que substituiu bairro de barracas recebeu hoje primeiros moradores
03-Out-2007


As primeiras famílias de uma nova urbanização em Beja, que substituiu um aglomerado de barracas, receberam hoje as chaves das casas, cuja venda tem sido afectada pelaproximidade de um bairro problemático, admitiram hoje os promotores.
A Colina do Carmo "nasceu" após a demolição do último aglomerado de barracas ilegais que existia na periferia de Beja, junto ao Bairro da Esperança, problemático em termos de pobreza e associado ao tráfico de droga.
A nova urbanização foi construída no âmbito do processo de requalificação do bairro e ao abrigo de um contratode desenvolvimento habitacional a custos controlados, entre a Câmara e uma sociedade de construções.


Texto 1


Com base na leitura do texto 1, faça uma reflexão sobre a problemática dos bairros sociais, fazendo uma referência à Constituição Portuguesa.


"Todos têm direito, para si e para a sua família, a uma habitação de dimensão adequada, em condições de higiene econforto e que preserve a intimidade pessoal e a privacidade familiar."

(Artº 65 - Constituição da Republica Portuguesa)


Como se sabe, existe uma grande percentagem de população portuguesa sem habitação condigna. Principalmente nas grandes cidades, onde existe uma grande aglomeração de bairros de lata, em que as pessoas vivem em péssimas condições.
A solução encontradapelo governo, para tentarem resolver esta situação, foi a construção de bairros sociais.
A principal razão inerente a esta escolha foi o custo mais reduzido, quando
comparado com outras soluções.


Estes bairros têm uma grande aglomerado de moradores. São pessoas com baixos rendimentos, baixa escolaridade, desempregados ou com empregos precários. Nos bairros sociais as pessoasforam de certa forma “despejadas”, não tendo em atenção as diferentes raças. Como consequência passou a existir diversos problemas numa grande parte destes bairros, como por exemplo, roubos, violência racial, tráfico de drogas, etc.
Sendo que, na minha opinião, alguns destes bairros irão eles próprios tornar-se bairros de lata, devido à elevada degradação que os mesmos estão sofrer.Segundo o artigo 65º da nossa constituição, todos temos direito a uma habitação condigna, e os bairros sociais seriam a forma de os conseguir. O problema é que a integração pessoal das pessoas ali alojadas foi negligenciada.
Como solução, devíamos ter optado por bairros mais pequenos em que a integração das diversas raças podia ser acompanhada de perto pelos responsáveis. Se num bairroexiste uma comunidade problemática de uma determinada raça, não se devia colocar no mesmo sítio, outra comunidade problemática (sobretudo se for de uma diferente raça).
Grande parte de solução tem de passar por uma maior instrução das pessoas e da melhoria da sua condição laboral, alem de um maior e melhor acompanhamento da integração social destas pessoas por parte das entidades competentes....
tracking img