Stc ufcd 7

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (362 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ficha de trabalho nº6 STC2
Maria José Teixeira Curso EFA

1 - Todas as substâncias são formadas de pequenas partículas chamadas átomos. O átomo é a menor partícula que ainda caracteriza umelemento químico. Para se ter uma ideia, eles são tão pequenos que uma cabeça de alfinete pode conter 60 milhões deles.
Os gregos antigos foram os primeiros a saber que a matéria é formada por taispartículas, as quais chamaram átomo, que significa indivisível. Os átomos porém são compostos de partículas menores: os protões, os neutrões e os electrões. No átomo, os electrões orbitam no núcleo, quecontém protões e neutrões.
Electrões são minúsculas partículas que vagueiam aleatoriamente ao redor do núcleo central do átomo, a sua massa é cerca de 1840 vezes menor que a do Núcleo. Protões e neutrõessão as partículas localizadas no interior do núcleo, elas contém a maior parte da massa do átomo.

No centro de um átomo está o seu núcleo, que apesar de pequeno, contém quase toda a massa doátomo. Os protões e os neutrões são as partículas nele encontradas, cada um com uma massa atómica unitária.
O número de protões no núcleo estabelece o número atómico do elemento químico e, o número deprotões somado ao número de neutrões é o número de massa atómica. Os electrões ficam fora do núcleo e tem pequena massa.
Há no máximo sete camadas em torno do núcleo e nelas estão os electrões queorbitam o núcleo. Cada camada pode conter um número limitado de electrões fixado em 8 electrões por camada.
Características das Partículas:
Protões: tem carga eléctrica positiva e uma massa unitária.Neutrões: não tem carga eléctrica mas tem massa unitária.
Electrões: tem carga eléctrica negativa e quase não possuem massa.

2-
2.1- A – Modelo pudim de massas.
B – Modelo deRutherford (Modelo Planetário)
C – Modelo de Bohr dos estados estacionários.

2.2- O nome do modelo atómico é nuvem electrónica.

2.3- A razão foi por ser maior a probabilidade de os...
tracking img