STC NG6 DR2

321 palavras 2 páginas
NG6
DR2

O que é a poluição?

A poluição pode ser definida como a introdução no meio ambiente de qualquer matéria ou energia que venha a alterar as propriedades físicas ou químicas ou biológicas desse meio, afectando, ou podendo afectar, a saúde das espécies animais ou vegetais que dependem ou que têm contacto com ele.

Quais as causas da poluição dos solos? A poluição do solo tem como principal causa o uso de produtos químicos na agricultura chamados de agro-tóxicos. Eles são usados para destruir pragas e até ajudam na produção, mas causam muitos danos ao meio ambiente, alterando o equilíbrio do solo e contaminando os animais.
Existem outros responsáveis que causam muitos problemas ao solo. São eles:
Aterros são terrenos com buracos cavados no chão forrado com plástico ou argila onde o lixo recolhido na cidade é depositado. A decomposição da matéria orgânica existente no lixo gera um líquido altamente poluidor, o chorume, que mesmo com a protecção da argila e do plástico nos aterros, não é suficiente e o liquido vaza e contamina o solo.
Lixo Tóxico é um outro problema decorrente dos aterros. Como não há um processo de seleção do lixo, alguns produtos perigosos são aterrados juntamente com o lixo comum, o que causa muitos danos ao lençol de água.
Lixos Radioativos este lixo é produzido pelas usinas nucleares e causam sérios problemas à saúde.

Quais as doenças provenientes da contaminação do solo?

Se o solo estiver poluído, os vegetais serão contaminados, portanto não os podemos comer. Se os comermos, também seremos contaminados, o que pode trazer muitos riscos para a nossa saúde., tais como:

Cancro;
Defeitos neurológicos e congénitos;
Leucemia;
Cólera;
Nas crianças há um elevado risco de danos no desenvolvimento cerebral.

Relacionados

  • STC NG6 DR2
    693 palavras | 3 páginas