Stc ng5 dr1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1888 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA SECUNDÁRIA DA AMADORA
Sociedade, Tecnologia e Ciência
Tecnologias de Informação e Comunicação
NG5-DR 1
Comunicações Rádio

Professores:Helena Fonseca, João Gonçalves
Trabalho realizado por:Tiago Alves

2011 /2012

Índice
Introdução 2
O telemóvel e a sua evolução 3
Utilização do telemóvel em função da idade 4
Características gerais das ondas electromagnéticas 5Comprimento de onda, λ, e frequência, f 6
Comprimento de onda é a distância entre dois pontos consecutivos. 6
Frequência 6
Amplitude 6
Direcção e velocidade de propagação 6
Polarização 6
Vantagens e desvantagens do telemóvel 7
Positivas 7
Negativas 7
Serviços 8
Os principais componentes de um telemóvel são: 9
Redes 9
GSM 9
GPRS 10
3G 10
Conclusão 11
WebGrafia 12Introdução
Os telemóveis tornaram-se parte integrante do nosso quotidiano e, hoje em dia, é difícil concebermos o mundo sem eles. Se um indivíduo se perde, telefona a pedir indicações do caminho, em vez de perguntar a alguém na rua. Manifestações são convocadas através de SMS. O telemóvel é tambémagenda, lista de contactos, arquivo de ficheiros, walkman, rádio, despertador,consola de jogos, calculadora erelógio. O impacto dos telemóveis nasociedade actual é portanto inegável. Neste trabalho vamos identificar diferentes usos sociais das funcionalidades dos telemóveis e identificar os componentes principais de um telemóvel.

O telemóvel e a sua evolução
O telemóvel foi criado em 16 de Outubro de 1956 e foi inventado pela Ericsson. Martin Cooper fez a primeira chamada de um telemóvel a 3 deAbril de 1973, publicamente, usando para o efeito um Motorola DynaTAC 8000X.
Este engenho (o telemóvel) surgiu em Portugal pelas mãos dos CTT (correios de Portugal), em finais dos anos 80. Inicialmente a sua função era simplesmente fazer e atender chamadas (emissor/receptor) utilizando assim a tecnologia analógica. Com o desenvolver das tecnologias as grandes empresas e operadoras de telemóveisquiseram ir mais longe e criaram equipamentos mais sofisticados capazes de enviar mensagens, tirar fotografias, ouvir música, filmar, registar lembretes, jogar, despertar, gps, etc.
Este pequeno aparelho teve uma evolução tão rápida e sofisticada que nos dias de hoje é praticamente indispensável, fazendo assim face às necessidades das pessoas. Com ele conseguimos comunicar em tempo real e estarcontactáveis 24 horas por dia.
Nas próximas décadas vamos assistir a um grande desenvolvimento neste sector porque marcas conceituadas como a Nokia e a Samsung já estão a programar o futuro.
A Nokia quer conceber um telemóvel maleável, multifuncional. O telefone transformar-se-á em pulseira, tirará fotos, fará zoom 100x, testará a poluição do ambiente e a qualidade dos alimentos.
Será um telemóvelcompletamente maleável, como uma folha de papel, constituído por células muito resistentes com uma composição idêntica à das teias de aranha. A Samsung e Sprint apresentam um telemóvel biodegradável.
Estas duas empresas estão unidas pela preocupação com o ambiente, daí o lançamento de um novo telemóvel biodegradável. Além de ter uma grande percentagem de materiais recicláveis ainda contêm 40% dederivados de milho.
É claro que a caixa também teria de ser concebida com material reciclável tal como a tinta, feita à base de soja. Este equipamento não chegará a Portugal porque é um modelo exclusivo da Sprint.
No entanto Martin Cooper, o inventor do telemóvel, tem uma opinião diferente. Ele diz que “os telemóveis vão evoluir para aparelhos muito diferentes que vão servir as pessoas de formasmuito diversas. O telefone básico será, num futuro não muito distante, embebido debaixo da pele do utilizador, juntamente com um computador potente que vai ouvir a voz da pessoa e seguir os seus comandos. Não será necessária bateria porque o telefone funcionará com a energia corporal do utilizador. Também num futuro próximo será possível a uma pessoa ter uma doença diagnosticada remotamente –...
tracking img