Stc 5 dr1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1726 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Núcleo Gerador: Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
Domínio de Referência: Sociedade, Tecnologia e Ciência no contexto privado (1)
Tema: Comunicações Rádio (CR)

Sociedade


Tipo I - Identificar diferentes usos sociais das funcionalidades dos telemóveis, por exemplo, consoante as idades dos indivíduos (jogos versus agendas).

As comunicações móveis, inicialmente foramdesenvolvidas tendo como alvo os jovens adultos pertencentes à classe empresarial. apesar de este grupo continuar a liderar o segmento nos países asiáticos, na Europa e nos Estados Unidos existe uma tendência para a liderança de classes etárias mais jovens, que têm vindo a assumir um papel de relevo, principalmente ao nível da adopção dos novos serviços e funcionalidades.
Como grande parte dosindivíduos deste grupo não dispõem de meios de sustento próprios, escolhem usualmente soluções de comunicação menos dispendiosas, como o SMS, em prejuízo das chamadas de voz.
Pessoas pertencentes a classes etárias mais velhas apreciam muitas vezes a facilidade de utilização, em detrimento do custo, escolhendo as comunicações de voz, embora mais dispendiosas.
Se inicialmente se verificava umapredominância dos homens como utilizadores deste dispositivo, actualmente existe um equilíbrio entre o sexo masculino e o feminino.
No entanto, a forma de adaptação e de interacção com os telemóveis revela é diferente. Os homens têm uma relação de carácter predominantemente instrumental com esta tecnologia, as mulheres apropriaram-se dos telemóveis enquanto um item de moda, e como forma demanter as suas redes sociais.
Por outro lado, constatou-se que os homens têm uma maior curiosidade em relação às várias potencialidades e usos do telemóvel, enquanto as mulheres o utilizam essencialmente para comunicar.
Por fim, no que diz respeito ao estatuto socioeconómico, é de notar que em termos mundiais predominam os utilizadores com maior nível de rendimento.




Tipo II -Compreender o uso dos telemóveis como objectos simbólicos de status social.

Actualmente o telemóvel é visto não só como um objecto de comunicação, mas também como um objecto de imagem, por regra os telemóveis além de terem a função de comunicar são um objecto de imagem, visto que alguns têm cores e formatos próprios para proporcionar às pessoas uma imagem pessoal.
As marcas mais sofisticadas emodelos mais avançados ou modelos topo da gama estão supostamente na posse dos grupos sociais de maiores posses económicas

Tipo III - Explorar evoluções futuras no uso dos telemóveis (por exemplo, biologização dos equipamentos) e discutir as suas consequências, positivas e negativas, nas relações e práticas sociais.


Os primeiros telemóveis eram apenas telefones móveis. Actualmente, otelemóvel permite-nos aceder à Internet, ver televisão, ouvir música, editar documentos, entre outras inúmeras possibilidades.
Esta evolução, tende a aproximar-se das fontes dos nossos sentidos por isso se define como a “biologização dos equipamentos ”;fomentará um novo mundo nas relações humanas e sociais. O esperável é que, quanto mais os aparelhos, neste caso, o telemóvel se aproximarem dosnossos sentidos Ficaremos cada vez mais presos à visão sobre o mundo que ele nos dá. Quem controlar o que vemos e ouvimos, controlará o que somos.
Algumas das desvantagens do telemóvel são que podem ser prejudiciais para a saúde, uma vez que, existem estudos que comprovam que o uso do telemóvel pode provocar perda auditiva e tumores cerebrais; O desrespeito que provoca em relação aquelas pessoasque evitam o telemóvel sendo que estas são bombardeadas com este tipo de radiações.

Tecnologia


Tipo I - Identificar os componentes principais de um telemóvel: antena, ecrã de cristais líquidos, teclado, microfone, bateria, etc.


Legenda:
1- Ecrã
2- Teclado...
tracking img