Stc 1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (297 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ficha de Reflexão - Socialização
1.
1.1 Existem dois tipos de socialização, primária, onde desde a sua nascença e durante a infância a criança aprende e assimila a linguagem, as regrasbásicas da sociedade, a moral e os moldes comportamentais do grupo, sendo por norma os pais o agente socializador existindo assim uma enorme ligação afectiva e emocional.
Há também asocialização secundária, esta consiste em todo e qualquer processo que introduz um indivíduo já socializado em novos sectores da sociedade (na escola, nos grupos de amigos, no trabalho, etc.)2.

2.1 Os principais agentes socializadores que influenciaram a minha aprendizagem foram maioritariamente os meus pais e avós. Tendo cada um deles transmitido diversos tipos devalores, regras e modelos de comportamento, como aprender a falar, a caminhar, a vestir, a ir a casa de banho, a dizer a verdade, a não dizer asneiras, etc.

2.2 Quanto à minha socializaçãosecundária, está foi essencialmente realizada pela escola e por todos os agentes envolventes, basicamente foi a sociedade que me permitiu a socialização.

2.3 A continuidade valorativados meus agentes socializadores foi de importância máxima, visto que quando estava em processo de aprendizagem, foram-me incutidos diversos valores que duram até ao dia de hoje e me ajudarama receber novas aprendizagens.

3. A socialização primária é a mais marcante pois dela dependem todos os ensinamentos posteriores. Caso esta seja feita de forma errada ou descontínua,ou seja o sujeito em questão não passar pela fase de Aprendizagem, Imitação, Identificação não conseguirá socializar-se. Por exemplo, se não aprender a falar, a ter regras no grupo em queestou, atravessar e rua, entre outros valores, não conseguirei inserir-me na sociedade. Assim sendo, sem uma boa socialização primária dificilmente haverá uma boa socialização secundária.
tracking img