Startups brasileiras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (362 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Uniesp - Campus Centro Velho São Paulo SP
Startups Brasileiras
Ederson Divino Paulista de Oliveira Neves
1º Ciências da Computação “A” - 1ºCCM A


1.a Definição de Startup

Estetermo serve pra designar empresas recém-nascidas e que sejam rentáveis. Este termo começou a se popularizar em meados de 1990, quando aconteceu a primeira grande bolha da internet.
De um modo geral, sãoempresas em fase embrionária ou há pouco tempo no mercado em busca de investimentos para por em prática seus projetos, na maioria das vezes, ligadas à área da informática.
Mesmo considerando essascondições, nem toda nova empresa deve ser denominada startup. Estas se caracterizam por possuírem ideias novas ou originais de trabalho para atuarem em determinado nicho de mercado. Observam-se tambémalgumas regras – quanto aos aspectos comercial, financeiro etc. - de investimento visando sempre ganho rápido e exponencial. Em outras palavras uma startup deverá ser escalável, ou seja, conseguirabsorver o aumento rápido das operações sem comprometer a rentabilidade da empresa.
Segundo Yuri Gitahy; especialista em startups, “Uma startup é um grupo de pessoas à procura de um modelo de negóciosrepetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza”. (Exame.com ed. 20/10)



1.b Startups no Brasil

O brasileiro é inovador e criativo, empreendedor por natureza e não ficoufora desse fenômeno das startups. Para a coordenadora dos programas de empreendedorismo da Microsoft Brasil, Silvia Valadares, o número de interessados em criar uma startup só tende a aumentar nopaís.
“O bom momento da economia brasileira trouxe ao país uma série de investidores dispostos a apostar em nossas startups. Grande parte dos recursos está direcionada agora para este setor”, afirmouSilvia Valadares (rev. pegn Reportagem de Capa/ed269-junho/2011).
De fato, o Brasil passa por um momento completamente diferente das décadas anteriores, de mero coadjuvante repetidor da tecnologia de...
tracking img