Starbucks - historia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6293 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. História
A Starbucks, maior rede mundial de cafeterias, lidera o mercado de torrefação e varejo de cafés especiais na atualidade. Contudo, o caminho para se alcançar esse imenso sucesso foi bastante longo.
A primeira loja da Starbucks foi inaugurada por três sócios – os professores Jerry Baldwin, Zev Siegel e o escritor Gordon Bowker . Essa loja estava situada na região portuária da cidadede Seattle, Costa Oeste dos Estados Unidos e encontrava-se em um pequeno espaço dentro shopping Pike Place. No início, a empresa vendia unicamente grãos de café de alta qualidade provenientes de diversas partes do mundo e torrados na hora. A ideia de se vender o café pronto para o consumo não era comum nos Estados Unidos, país em que tomar café não era uma atividade habitual, já que o café eraalgo que deveria ser feito em casa.
O nome Starbucks foi escolhido em honra ao marinheiro Starbuck, uma personagem do clássico da literatura norte-americana do século XIX “Moby Dick” de Herman Melville, que era apaixonado pelo café. O nome e a simbologia mística do logotipo (sereia com duas caudas) pareciam apropriados para uma loja que importava os cafés mais finos do mundo. O logotipo dacompanhia, representado por uma sereia com duas caudas, circundadas pelo nome da empresa, reflete o romantismo do mar e a tradição dos antigos transportadores de café.
A Starbucks começou a mudar de rumo com a entrada de Howard Schultz na empresa, em 1982. Ele, na época, tinha apenas 29 anos de idade, era um dos gerentes da Hammarplast, firma sueca de utensílios de cozinha. Quando decidiu visitar umcliente em Seattle que tinha uma enorme demanda para máquinas de coar café. O cliente tratava-se da empresa Starbucks. Ao entrar na loja ficou impressionado com tamanho valor dado ao café, era um verdadeiro templo de adoração. Existiam caixas contendo cafés de todo o mundo: Sumatra, Quênia, Etiópia e Costa Rica. Como Schultz, a maioria dos americanos, naquela época, pensava que o café vinha em latas,não em grãos. Encantado com o ambiente e o gosto magnífico do café oferecido, pediu demissão da Hammarplast e ingressou na empresa como diretor de operações de varejo e marketing.
Em uma viagem a negócios à Itália, Howard Schultz visitou os famosos bares de café expresso de Milão. Impressionado com a popularidade e a cultura dos bares italianos, ele observou que Seattle possuía o mesmo potencialpara tanto. Ao retornar, sugeriu aos sócios da Starbucks que vendessem café e expressos além de grãos. Os donos rejeitaram a idéia, acreditando que isso mudaria totalmente o foco da empresa, pois para eles café era algo que deveria ser feito em casa. Certo de que se servisse um excelente café com a elegância e o estilo italiano, poderia esperar que as pessoas retornassem diariamente, Schultzfundou o Il Giornale em 1985. E ele estava certo: depois de provar os "lattes" e "mochas", a clientela de Seattle rapidamente tornou-se aficionada por café. Durante o primeiro ano de funcionamento compravam grãos verdes da Peet's Coffee & Tea, passaram mais tarde a comprar diretamente dos plantadores.
O sucesso dessa empreitada de Schultz foi tão grande que em 1987 ele compra as seis lojas STARBUCKSem Seattle e a marca. Logo em seguida ele substitui o nome Il Giornale pela marca que tinha acabado de adquirir. O sucesso só aumentou, e a demanda por cafés de alta qualidade permitiu à Starbucks expandir suas fronteiras além dos limites de Seattle, primeiramente dentro dos Estados Unidos e depois no exterior. A empresa abriu as suas primeiras lojas fora de Seattle em Chicago e em Vancouver,Canadá, totalizando ao final deste mesmo ano 17 unidades em funcionamento.
Foi em 1996 que a empresa resolveu ser agressiva em seu plano de expansão, inaugurando lojas no Hawaii, Cingapura e Japão, que se tornaria o maior mercado estrangeiro da marca. No mesmo ano a companhia aérea United Airlines começou a servir o café da marca em seus vôos. Era uma oportunidade gigantesca. Aproximadamente 80...
tracking img