stalking

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1157 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto


FACULDADE ESTÁCIO DO AMAPÁ

ALECSANDRO PAES DOS SANTOS
ARIELY NERY DE MELO
GALBA MONTENEGRO
JANIELY QUEIROZ FERREIRA
JONNIS DE SOUZA
KHATERINE ZIMERER
MARCUS MOURA
MARLOS MAGALHAES
VIVIANE DE LIMA PERREIRA
YARA PERES MONTENEGRO



STALKING







MACAPÁ
2014.1




ALECSANDRO PAES DOS SANTOS
ARIELY NERY DE MELO
GALBA MONTENEGRO
JANIELY QUEIROZ FERREIRA
JONNISDE SOUZA
KHATERINE ZIMERER
MARCUS MOURA
MARLOS MAGALHAES
VIVIANE DE LIMA PERREIRA
YARA PERES MONTENEGRO




STALKING






Trabalho apresentado ao colegiado de direito, da Faculdade Estácio/ FAMAP, com requisito avaliativo para a disciplina psicologia aplicado ao direito, orientado pela professora Gleury Salles.



MACAPÁ
2014.1



Introdução
Stalking é uma forma deviolência na qual o sujeito ativo invade a esfera de privacidade da vítima, repetindo incessantemente a mesma ação por maneiras e atos variados, empregando táticas e meios diversos de forma insistente e obsessiva à uma outra pessoa a perseguição persistente pode levar a ataques e agressões.
Esse comportamento possui determinadas peculiaridades: A invasão de privacidade da vítima, repetição de atos,dano à integridade psicológica e emocional do sujeito passivo, lesão à sua reputação, alteração do seu modo de vida é restrição à sua liberdade de locomoção. Constata-se que o crime provocado pelo mesmo, no Brasil é uma contravenção simples apenada com prisão simples ou multa.
Esse tipo de perseguição tem sido agravado pelos adventos tecnológicos, principalmente o uso de redes sociais ao longo dainternet, que muitas vezes gera uma inversão nos paradigmas entre a vida real e a virtual, causando diminuição das interações sociais.
O stalker (ou perseguidor), indivíduo que pratica essa perseguição, pode ser um estranho online ou uma pessoa conhecida pela vítima. É comum que o perseguidor use do anonimato provido por alguns serviços na internet como forma de se sentir seguro a praticar essasações.











1. Perspectiva vitimológica do stalking: Reconhecimento, compreensão e caracterização.
O stalking caracteriza-se precisamente por um conjunto de ações e não por atos isolados. É justamente pela sua persistência e contexto de ocorrência que os comportamentos de stalking se revestem de um caráter intimidatório. é uma forma de violência onde o indivíduo escolhe meiosdiversos como, ligações nos telefones celular, residencial ou comercial, mensagens amorosas, telegramas, ramalhetes de flores, presentes não solicitados, assinaturas de revistas indesejáveis, recados em faixas afixadas nas proximidades da residência da vítima, permanência na saída da escola ou do trabalho, espera de sua passagem por determinado lugar, frequência no mesmo local de lazer, emsupermercados, entre outras. Nem sempre tem um motivo claro além da obsessão, muitas vezes seu intuito é de amedrontar a vítima.
O stalker, às vezes, espalha boatos sobre a conduta profissional ou moral da vítima, divulgando as mais variadas infâmias como, por exemplo, que é portadora de um mal grave, que foi demitida do emprego, que fugiu, que está vendendo sua residência, que perdeu dinheiro no jogo,que é procurada pela Polícia(...) e, com isso vai, aos poucos. Ganhando poder psicológico sobre o sujeito passivo, como se fosse o controlador geral dos seus movimentos.
2. Dos efeitos do stalking.
Os efeitos potenciais de atingem a saúde mental e emocional da vítima infligindo-lhe uma negação ou dúvida, ou seja, a vítima não acredita o que lhe está acontecendo.
Em seguida, ao perceber agravidade do fato, a vítima é tomada de irá frustração, culpa, vergonha, baixa autoestima, insegurança, choque e confusão, irritabilidade, medo e ansiedade, depressão, raiva, isolamento, perda de interesse em continuar desenvolvendo suas atividades corriqueiras, sentimentos suicidas, perda de confiança em sua própria percepção, sentimento violento para com o stalker, habilidade diminuída ao executar...
tracking img