Stakeholders

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2252 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. TEMA

1.1 STAKEHOLDERS E SUA INFLUÊNCIA NA ORGANIZAÇÃO

Stakeholder (stake= interesse, participação / holder= aquele que possui) é um termo que designa todos os segmentos (e/ou grupos) que influenciam ou são influenciados pelas ações de uma organização. É utilizado para diferenciar do conceito mercadológico de público alvo, sendo mais amplo e melhor aplicado àcomunicação institucional. A velocidade das transformações, as necessidades de integração, e a crescente concorrência, têm estimulado as organizações a unirem as forças internas e externas, obrigando-as a buscar sempre um crescimento contínuo e integrado em sua empresa, para sempre estar um passo a frente de seus concorrente. Stakeholders, muitas organizações preferem usar o termo publico internoe externo para uma maior compreensão de todos os interessados dentro da organização. Este trabalho tem como seu principal objetivo trazer o máximo de informações a todo e qualquer leitor que se interesse e tenha curiosidade em saber o que é stakeholder e como funcionam, quais áreas atingem e influenciam.

2. Problema
Uma crítica muito comum à teoria do stakeholderestá relacionada à sua dificuldade de implementação, porque? Essa é uma das problemáticas das organizações.
Esse argumento é mencionado inclusive pelos autores que defendem essa abordagem, como FREEMAN e MCVEA (2000), que destacam a dificuldade de identificar os stakeholders, o seu grau de relevância para a organização, os seus objetivos e necessidades e a maneira de conciliá-los para uma gestãobem-sucedida baseada no stakeholder.
Segundo os autores:
* na ausência de um critério justo de decisão,
* a dificuldade em atender a todos os distintos interesses dos públicos envolvidos levará, certamente, a uma situação de conflito.
Diversos autores consideram a teoria dos stakeholders uma doutrina que, na realidade, prejudicaria a empresa e seu desempenho a longo prazo, por que motivo?3. Hipótese
Além da falta de objetivos claros e únicos e da dificuldade de identificação dos stakeholders mais importantes para a empresa, a negação dos direitos de propriedade, a falta de governança corporativa, a retórica utilizada por políticos e alguns pesquisadores e administradores na discussão do tema são alguns dos motivos e efeitos danosos aos quais se credita afragilidade de tal teoria.

4. Objetivos
Ao desenvolver um trabalho numa organização é necessário que se tenha princípios para sua realização, quando se envolve grupos de pessoas com interesses iguais.

4.1 Objetivo geral: por exemplo, um projeto foi elaborado para construção de uma ferrovia, contendo dois lideres cada um com uma equipe e no final da construçãoos trilhos se desencontram. Afinal os princípios do stakeholder ajudariam a ter uma melhor liderança, o envolvimento das pessoas e uma tomada de decisões que traria resultados as duas equipes. Sabe-se que, dependendo da dimensão do conflito de interesses entre os requisitos – necessidades e expectativas dos stakeholders, um projeto pode chegar, até mesmo, a ser interrompido. Por exemplo, conflitosde interesse em relação ao próprio escopo do projeto entre stakeholders. Um stakeholder pode alegar que o projeto está contrariando seus interesses. Situações como essa exigem do gerente do projeto e de sua equipe muita atenção quanto ao “gerenciamento” dos stakeholders.Diversos stakeholders podem fazer parte de um projeto.

4.2 Objetivos específicos: Os primeiros passos para gerenciá-losconsiste em identificar quem são eles. Em seguida, deve-se por em prática o princípio foco nos stakeholders, que é muito mais que simplesmente identificar os stakeholders, seus requisitos e documentá-los. Envolve a análise desses requisitos, a definição das formas de atendê-los, a identificação das fases do projeto em que cada um desses requisitos ganha importância, a identificação de conflitos...
tracking img