Stafilococus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2532 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estafolicocos


Todo mundo já foi contaminado por um estafilococo alguma vez na vida. Ele é oportunista, então, se ele tiver chance, vai causar doença.
Eles são gram positivos e se dispõem em forma de cachos. O metabolismo é aeróbio facultativo, existindo tanto na presença quanto na ausência de oxigênio. E, como a maioria das bactérias, são mesófilos, ou seja, sobrevivem melhor,mas não exclusivamente, em temperaturas próximas da temperatura corporal.
O principal patógeno em seres humanos é o staphylococcus aureus. Eles são coagulase positivo, principal fator que o diferencia das outras espécies. Essas outras espécies não produzem coagulase, sendo, portanto, estafilococo coagulase negativo. O exame enviado pelo laboratório vai especificar apenas se é s. aureus(coagulase positivo) ou estafilococo coagulase negativo, pois essa informação é a mais importante, visto que os coagulase negativo são tratados quase da mesma maneira. Ele pode fazer parte da microbiota normal do indivíduo na comunidade, 60% das pessoas é portador do s. aureus, mas não esta sendo infectado por ele no momento. Ele pode, no entanto, disseminar a doença para outras pessoas, pois ele estápresente em todo lugar (pele, roupas, etc), além de gostar de áreas úmidas, como couro cabeludo, barba, axila, períneo e cavidade nasal. Isso tem grande importância quando se trata de um ambiente hospitalar. Para se fazer um exame quando se deseja saber se uma pessoa tem s. aureus, que vá trabalhar em alguma UTI, por exemplo, retira-se uma amostra da narina.
Essas doenças foram separadasdidaticamente em infecções agudas e toxemia:
• Infecções agudas:os sintomas são decorrentes da multiplicação da bactéria em determinado tecido e dos fatores envolvidos nesse processo. Isso vai acarretar uma série de danos e prejuízos teciduais, visto que a bactéria no tecido, se nutrindo, roubando os nutrientes da célula e liberando excretas, fatores histológicos, enzimas, toxinas. Essasinfecções agudas podem ser de caráter primário ou secundário. Primário quando o microorganismo está se multiplicando, se desenvolvendo na porta de entrada do microorganismo.Alguns exemplos podem ser, infecções pós-cirúrgicas, piodermites, abscessos, foliculites (infecções de pele normais), etc. Nas infecções secundárias, o microorganismo saiu da sua porta de entrada e foi, através dos vasossangüíneos, se disseminando por outros tecidos. São, portanto, infecções mais graves. Alguns exemplos desse caso são enterocolite, meningite, endocardite, difteria e ostomielite. A ostomielite e a meningite também podem ter um caráter primário. Um exemplo: um indivíduo sofre um acidente automobilístico, tem fratura exposta e o osso é contaminado, podendo causar uma ostomielite. As infecções cutâneas por s.aureus podem ter vários graus e receber nomes diferentes, desde infecções bem superficiais até infecções mais profundas e mais graves:
- Na foliculite, como o estafilococo gosta de estar em áreas com pêlos, ele pode estar presente nos cílios, ou na sobrancelha e causar terçol.
- O impetigo pode ser causado por outro tipo de estafilococo, tendo uma pequena diferença naaparência. Ele se caracteriza por apresentar vários estágios: mácula, quando fica vermelha (inicio), vesícula, pústula, quando está cheio de pus e crosta, quando há formação da casca. A disseminação é fácil, a criança coça e vai espalhando a bactéria, principalmente quando o calor é grande e a criança já está com alguma brotoeja. Assim, uma criança com impetigo não deve freqüentar creches ou escolas,pois a disseminação é fácil. Normalmente se manifesta mais sob a forma de crosta.
- A furunculose ocorre quando o s. aureus passa a se multiplicar numa parte mais profunda em relação ao folículo piloso, provocando uma necrose tecidual. A coagulase é produzida e coagula o plasma (fibrina) em volta da lesão e dentro dos vasos linfáticos, formando uma espécie de capa ao redor do...
tracking img