Sst-epi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1175 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EPI PARA INDUSTRIA ALIMENTICIA
Recomendações para uso de uniformes (jalecos, tocas, aventais),luvas, máscaras etc, em serviço de alimentação segundo Associação Brasileira das Empresas de Refeições coletivas(ABERC)

UNIFORMES

¨ Usar uniformes (roupas e aventais)de cor clara
São mais perceptíveis para identificar manchas de resíduos alimentares e a necessidade de trocá-las.
Quanto aotecido a ser usado ,o resultado melhor que se chegou é de uma mistura entre o algodão natural e fibras de poliéster. Para roupa pessoal ,67% de poliéster e 33% de algodão. São mais leves ,permitem melhor ventilação e os 33% de algodão permitem boa absorção de suor. Quanto mais elevada a porcentagem de fibras sintéticas na composição da roupa, menos conforto apresenta pela não absorção do suor.
Não sedesgasta com facilidade e não descora
É este tecido o mais favorável para evitar a proliferação da contaminação , pois o poliéster é liso e não permite a adesão de bactérias.
As fibras de poliéster têm uma resistência 100% superior às de algodão puro, e durando mais, exigem menor capital de giro.
A natureza e estrutura das fibras não favorecem a fixação da sujeira, desta forma gastam menosquantidade de detergente na lavagem , empregando-se menor tempo na lavagem, secagem e passagem.(MEZZOMO,1992)

¨ Uniformes devem ser mantido limpos, bem passados e trocados diariamente.

¨ Conservar o vestuário em bom estado, sem rasgos, partes descosturadas ou furos durante o trabalho.

¨ Quando o trabalho propiciar que o uniforme se suje rapidamente, recomenda-se o uso de avental plástico paraaumentar a proteção contra a contaminação do produto.

¨ Não utilizar panos ou sacos plásticos para proteção do uniforme

¨ Para evitar a possibilidade de certos objetos cairem no produto , não é permitido carregar no uniforme canetas , lápis , espelhinhos, pinças , presilhas etc, especialmente da cintura para cima.

¨ Impedir que os funcionários uniformizados sentem-se ou deitem-se no chão, sacarias ou outros locais impróprios.

¨ Roupas e pertences pessoais devem ser guardados em locais próprios e adequados. Não podem ser depositados em lugares onde alimentos ou ingredientes estejam expostos, ou em áreas usadas para limpeza de equipamentos e utensílios, ou sobre equipamentos utilizados no processo.

¨ Os calçados usados durante o trabalho devem ser fechados, impermeáveis emantidos limpos e em boas condições, não sendo permitido calçados de tecidos ou lonas.

¨ Adotar o uso de meias próprias, isto é, de uso individual , limpas e trocadas diariamente.

¨ Não permitir que qualquer peça do uniforme seja lavada dentro da cozinha

¨ Quando forem usados tampões de ouvido contra ruídos ou óculos protetores, estes devem estar atados entre si por um cordão que passe portrás do pescoço, para evitar que se soltem e caiam sobre o produto.

¨ Manter os cabelos totalmente cobertos e protegidos , através de rede própria , touca, gorro ou similar, não utilizando grampos para fixação das redes , tocas e gorros e protetores de barba/bigode.
Estes equipamentos de proteção devem ser colocados antes do período de trabalho e não ajustados dentro da área de trabalho.

¨Anéis, brincos, colares, pulseiras, amuletos e outras jóias não são permitidas durante o trabalho, pelos seguintes motivos:
As jóias das mãos não podem ser adequadamente desinfetadas, já que os microrganismos podem se esconder dentro e debaixo das mesmas.
Existe perigo de que partes das jóias se soltem e caiam no produto.
As jóias pessoais apresentam risco para a segurança pessoal e integridadedos produtos e equipamentos
Inclusive aliança.


MÁSCARAS

¨ O uso de máscara para boca e nariz é recomendável para os casos de manipulação direta dos produtos sensíveis à contaminação. Após a recolocação da máscara, proceder à higienização das mãos.
A utilização de máscaras na manipulação de alimentos não é recomendada como um mecanismo de prevenção da contaminação. Após 15 minutos de...
tracking img