Ssss

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (344 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Revolução no sentido laico, laico é algo que não sofre influência ou controle por parte da igreja (ex: estado laico). Revolução é a necessidade de uma mudança brusca e violenta naestrutura económica, social ou política de um Estado (ex: Revolução Francesa).
Desde o início do século XV, um novo ambiente se espalha em certas regiões da Europa, as antigas cidades do Império Romano e as novascidades surgidas dos burgos medievais, as cidades estão iniciando o que viria ser conhecido como capitalismo mercantil, e para desenvolvê-lo, não podem continuar presos aos padrãos, às regras e aostributos da economia feudal agrária. As lutas pela liberdade de barões, reis, papas e imperadores.
Na Itália, a redescoberta das obras de pensadores, artistas e técnicos da cultura greco-romana,particularmente das antigas teorias políticas, originam um ideal político novo, o da liberdade republicana contra o poder teológico-político de papas e imperadores.
Esse pensamento marca o início doperíodo do Renascimento, no qual se tem a liberdade de adquirir algo antes que o saber tivesse sido considerado privilégio da Igreja. Filósofos, historiadores, dramaturgos... Tudo o que fora criado pelacultura antiga é lido, traduzido, comentado e aplicado.
Foi nesse ambiente também que aparece a obra que inaugura o pensamento moderno político. O Príncipe, de Maquiavel, que em relação à tradição dopensamento político da época, a obra é demolidora e revolucionária.
Maquiavel, diferente dos téologos e dos contemporâneos renascentistas em relação a formulação de teorias políticas, ele partia daexperiência real de seu tempo. Ele experienciou acontecimentos históricos como as lutas européias de centralização monárquica e com base no que viu pelo seus olhos escreveu sua obra.
A obra deMaquiavel foi criticada e atacada por católicos e protestantes, considerada atéia e satânica (dessa consideração que o termo maquiavélico apareceu como diabólico, perverso), porém tornou-se a referência...
tracking img