Ssss

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1712 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO

Ademar Speer
Prof. Antônio César da Silva
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Ciências Contábeis (CON 22) – Metodologia do Trabalho Acadêmico
14/09/05

Jaison Fernando Lotério
Prof. Antônio César da Silva
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura em Matemática (MAT 21) – Metodologia do Trabalho Acadêmico
14/09/05RESUMO

Vivemos num mundo onde a organização é fundamental, seja ela formal (ex.: exército) ou informal (ex.: time de futebol). Só se tem organização se houver um objetivo em comum, entre os membros, para alcançar. O resumo deve estar sem abertura de parágrafo e em parágrafo único. Teoria da Administração tem por finalidade salientar a importância de entender os conceitos de Administração para quepossamos entendê-la e colocá-la em prática, além de salientar os tipos de administradores e seus respectivos papéis dentro do ambiente que os rodeiam.

Palavras-chave: Teoria da Administração; Abordagem Clássica, Abordagem Comportamental; Abordagem Sistêmica; Papéis do Administrador.

1 INTRODUÇÃO

Nos tempos atuais, provavelmente a única constante que conhecemos é a mudança. Vivemos num mundoem constante mudança. A dois mil e quinhentos anos, já dizia Heráclito, o filósofo sofista da Grécia antiga: tudo muda, tudo passa. A cada momento todas coisas mudam. Há muito tempo, a mudança passou a ser a característica principal de nossa sociedade. O importante é que, com todas essas mudanças, passamos a viver em um mundo que está se tornando uma verdadeira aldeia global. O mundo tornou-sepróximo. E a tecnologia, principalmente nas comunicações, ajudou muito neste sentido. A globalização da economia está trazendo um mundo novo, um mundo sem fronteiras.

Desta forma, a organização em nosso cotidiano é fundamental. Para entendê-la é necessário estudá-la desde os tempos passados, com as Teorias de Taylor e Fayol e coloca-las em prática em nosso mundo atual, mundo este que já passou pormuitas mudanças.
2 RAZÕES PARA ESTUDAR A TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO

As organizações são extremamente heterogêneas e diversificadas, de tamanhos diferentes, de características diferentes, de estruturas diferentes. Existem organizações lucrativas (chamadas empresas) e as organizações não lucrativas (como exército, igrejas, serviços públicos, entidades filantrópicas).

A administração nada maisé do que a condução racional das atividades de uma organização seja ela lucrativa ou não lucrativa. A administração trata do planejamento, da organização (estruturação), da direção e do controle de todas as atividades diferenciadas pela divisão de trabalho que ocorrem dentro da organização. A TGA trata do estudo da Administração das organizações. Em função dos aspectos exclusivos de cadaorganização, o administrador define estratégias, efetua diagnósticos de situações, dimensiona recursos, planeja sua aplicação, resolve problemas, gera inovação e competitividade.

São varias as razões para estudar a teoria da administração, entre elas, destaca-se:

 Previsão do que pode acontecer sob certas situações;

 Melhora a visão das organizações, ou seja, os administradores determinamcientificamente o melhor modo de realizar uma tarefa;

 Conscientização do ambiente empresarial, ou seja, certas teorias são apropriadas a diferentes circunstâncias e devem ser escolhidas corretamente para cada ocasião na empresa;

 Construção de novas idéias pois as teorias dão a chance de assumir um ponto de vista diferente com relação às situações do cotidiano.

3 ABORDAGEM CLÁSSICA

3.1ESCOLA DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA

A Escola da Administração Cientifica foi desenvolvida nos EUA, a partir dos trabalhos de Taylor. Essa escola era formada principalmente por engenheiros, como Taylor, Grantt, Gilbreth, Emerson e outros. Henry Ford costuma ser incluído entre eles, pela aplicação destes princípios nos seus negócios (STONER; FREEMAN, ANO 2003).

Princípios da administração...
tracking img