ssinara

703 palavras 3 páginas
Entropia é uma grandeza termodinâmica relacionada com o grau de desordem dos sistemas (aumenta com a temperatura). SA (g) > SA (l ) > SA (s)
Uma reação espontânea é a que tende a ser a mais exotérmica (entalpia mínima ou menor valor de H) e, ao mesmo tempo, a que tende a uma maior distribuição de matéria e energia (entropia máxima ou maior valor de S). Energia Livre de Gibbs: A energia livre liberada numa reação é a energia máxima que é livre para produzir trabalho útil. Mede a relação entre a entalpia e a entropia através da equação de Gibbs e prevê a espontaneidade de uma reação química.
Equação de Gibbs

Uma vez que H e S variam muito pouco com a temperatura, temos que: http://flaviogimenes.wordpress.com/2011/12/15/entropia-e-energia-livre-de-gibbs/
No cotidiano e em laboratórios, existem reações e transformações que são espontâneas e outras que não são espontâneas. Por exemplo, toda combustão é uma reação espontânea, porque uma vez iniciada, ela irá continuar até que todo o combustível seja consumido ou até que todo o oxigênio acabe.
Por outro lado, a eletrólise é um processo não espontâneo, em que a energia elétrica é transformada em energia química. Um exemplo é a eletrólise do cloreto de sódio (NaCl). Quando se passa uma corrente elétrica sobre esse sal fundido, há reações de oxirredução e a formação de sódio metálico (Na(s)) e gás cloro (Cl2(g)). Se pararmos de passar a corrente elétrica, a reação não continuará sozinha, o que mostra que ela não é espontânea.
A espontaneidade de uma reação pode ser medida por meio da equação de Gibbs-Helmholtz, dada abaixo: Em que:
∆G = variação da energia livre;
∆H = variação da entalpia;
T = temperatura em Kelvin (sempre positiva);
∆S = variação da entropia.
Essa equação leva esse nome porque ela foi proposta pelo físico norte-americano J. Willard Gibbs (1839-1903) e pelo físico alemão Hermann Helmholtz (1821-1894).
Para entendermos melhor como essa equação nos ajuda a determinar a

Relacionados