ssdsi sdjsi

1146 palavras 5 páginas
1 – Introdução

Interações intermoleculares ocorrem quando moléculas ou átomos interagem entre si sem que ocorra uma reação química. O que caracteriza uma reação química é o fato de haver quebra ou formação de ligações químicas, dando origem a um reagente com características diferentes dos materiais envolvidos na reação. Já na interação, não ocorre a reação, no entanto, as moléculas interagem (atraindo-se ou repelindo-se) através de forças intermoleculares -geralmente bem mais fracas que as resultantes de reações químicas.

Essas forças intermoleculares estão realacionadas com as propriedades termodinâmicas dos materiais, devido ao grau de agitação das moléculas provenientes do ganho ou da perda de energia em determinado sistema. Nos atemos na investigação de quais forças atuam nos líquidos e nos sólidos para que suas moléculas ou átomos mantenham-se unidas.

As características de determinados materiais sofrem direnças consideráveis dependendo do tipo de interação que há entre suas molécula, a quantidade de moléculas ou átomos encontrados no material e a estrutura tridimensional da molécula. Por exemplo, o CH4 que possui um carbono, em temperatura ambiente se apresenta em estado gasoso já o C8H18 apresenta-se em forma líquida. (R. Rocha, 2001).

Dessa forma podemos classificas três tipos básicos de interações intermoleculares: interação dipolo-dipolo, pontes de hidrogênio, dipolo instantâneo e dipolo induzido e interações iônicas.

É importante lembrar que essas interações surgem devidao a natureza elétrica dos materiais de forma que uma molécula ou átomo influencie o comportamento de outros nas suas proximidades.

1.1 Interação Iônica

São interações eletrostáticas formadas pela diferenças elétricas encontradas nos diferentes materiais. São interações fortes ocorridas entre Íons (cátions e ânions) e se caracterizam pela atração ou repulsão entres as espécies iônicas, são os Chamados compostos iônicos. O exemplo mais comum é o cloreto de sódio.

1.2

Relacionados