srsrsrert

392 palavras 2 páginas
Exemplo

Mapa de fluxo de valor

M006-A04 / pág
1-2

O mapa de fluxo de valor é uma ferramenta que ajuda a identificar o fluxo de material e informação dentro de uma organização. Para elaborá-lo, deve-se apenas seguir a trilha da produção de um produto, desde o consumidor até o fornecedor, e, cuidadosamente desenhase uma representação visual de cada processo no fluxo de material e informação. Algumas vezes, detalha-se mais um determinado processo para um objetivo específico na eliminação de desperdícios. Entretanto, normalmente o mapa de fluxo de valor é feito em uma única página e mostra desde a o recebimento da ordem de serviço até a entrega do produto final.
Um mapeamento bem detalhado dos fluxos dentro da empresa utiliza símbolos padronizados, conforme mostra o quadro abaixo:

Símbolos utilizados no mapeamento do fluxo de valor (RENTES, 2000).

Para iniciar o mapa, seguimos o fluxo do produto ao longo do sistema produtivo e observar o que acontece dentro das diversas transformações. Para elaborar o mapa, é importante coletar dados como tempo que o produto fica parado na linha de produção, a distância que ele percorre de um processo a outro, o número de vezes que ele precisa ser retrabalhado e quanto tempo é gasto nessa atividade que não adiciona valor ao produto.
O controle das atividades de um operador manual precisa ser analisada, pois é onde se identifica o maior número de desperdícios.
A partir dessa análise e da base de dados coletada, é necessário analisar cada segmento tentando reduzir desperdícios, diminuir tempo de operação e, principalmente, custos. Essas melhorias devem ser repassadas ao consumidor final.

Exemplo

Mapa de fluxo de valor

M006-A04 / pág
2-2

Dessa forma, segue um exemplo de um mapa de fluxo de valor:

Exemplo de um mapa do fluxo de valor (RENTES, 2000).

A ferramenta do mapa de fluxo de valor é importante pois proporciona uma visão sistêmica do processo, fazendo com que se consiga enxergar o

Relacionados