Sr. Jarbson

1096 palavras 5 páginas
O que são os complexos metálicos?
Os complexos metálicos são substâncias compostas, cujas entidades elementares são moléculas nas quais está presente um ou mais átomos metálicos (na sua forma neutra ou catiónica) ligados a um ou mais ligandos. Os ligandos são átomos, moléculas ou iões capazes de interagir com os átomos metálicos, formando ligações covalentes dativas.
Todas as moléculas com pares electrónicos não ligantes, como é o caso da água ou do amoníaco) podem ser ligandos, quando em contacto com com catiões metálicos. Para que isto aconteça, é necessário que o catião metálico tenha capacidade de atrair os pares electrónicos não ligantes das moléculas ao redor. Esta capacidade mede-se pela sua densidade de carga, ou seja, pela razão entre a carga e o volume do catião metálico: dq = q/V = q/(4π r3)
Quanto maior for a densidade de carga do catião metálico, mais este conseguirá atrair o par não ligante das moléculas envolventes. É esta atracção forte que distingue os complexos metálicos de simples catiões solvatados. Por exemplo, em água, o catião sódio (de baixa densidade de carga) encontra-se solvatado, enquanto que o catião cobre (II) (com maior densidade de carga) consegue efectivamente atrair os pares não ligantes das moléculas de água ao redor, formando uma entidade estável - o complexo metálico hexaaquocobre (II).
Tipos de ligandos.
Vimos atrás que os ligandos acabam quase sempre por fornecer os seus pares não ligantes aos catiões metálicos. Por isso os ligandos são sempre bases de Lewis, ou seja, possuem sempre pelo menos um par de electrões não ligantes. Assim sendo, temos dois tipos de ligantes:
Ligandos neutros, como a água ou o amoníaco, que são moléculas neutras.
Ligandos aniónicos, que são aniões moleculares (como o cianeto) ou monoatómicos (como o cloreto ou o anião óxido).
Podemos também classificar os ligandos pelo número de ligações que conseguem fazer ao átomo metálico. Regra geral, uma molécula pode doar todos os seus pares não

Relacionados