Sr. Bettani

2533 palavras 11 páginas
BASQUETEBOL
História do Basquetebol
Basquetebol em Portugal
Basquetebol no Mundo

Diogo Magalhães 29059
Sabino Vieira 29016
Paulo Cunha 29005

Índice

Introdução………………………………………………………………………………………………………….……..2

Basquetebol em Portugal………………………………………………………………………………………..…6
Basquetebol no Mundo…………………………………………………………………...………………………..8
Conclusão……………………………………………………………………………………..………………………..13
Bibliografia……………………………………………………………………………….……………………………..14

i.

Introdução

O objectivo deste trabalho é aumentar o conhecimento do aluno sobre a história do Basquetebol, as regras do jogo, os primeiros encontros realizados, as características, as posições, alguns dos pontos altos e as maiores potências do Basquetebol.
Saber um pouco mais acerca das estrelas do basquetebol, sobre a liga portuguesa, ligas europeias e os respectivos campeonatos e competições mundiais.

2.
História do Basquetebol

Foi em Dezembro de 1981, a primeira vez que “se pensou no Basquetebol”, isto é, foi nesta data que o professor de educação física James Naismith, Canadense, de Springfield College, em Massachusetts, Estados Unidos, recebeu uma tarefa do seu director que consistia na criação de um desporto\modalidade que os alunos pudessem praticar dentro de um pavilhão desportivo, pois as condições atmosféricas do Inverno não eram adequadas para a práctica de beisebol e do futebol americano.
O professor excluiu logo a hipótese de criar uma modalidade que fosse jogada com os pés ou que exigisse muito contacto físico, pois tinha o receio de que a mesma se tornasse muito violenta devido a ser praticada dentro de um pavilhão em que o piso era de madeira.
Começou logo por escrever as 13 regras básicas do jogo, usando como primeiros cestos os cestos de pêssego, colocando-os a uma altura de 10 pés, ou seja, 3,05 metros de altura, a mesma que se utiliza ainda hoje. Já o quadrado possuía aproximadamente metade do tamanho

Relacionados