Sqs 107/108/307/308

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5821 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Super Quadra Brasília – 107, 108, 307 e 308 Sul


A utopia de uma um Unidade de Vizinhança que conseguisse reatar as relações entre os vizinhos nas grandes cidades e que desse conta de unir as atividades comuns de um cidadão em modelos funcionais e organizados, foi a ideia principal de Lúcio Costa ao relatar como seria as “Super Quadras” de Brasília na década de 50. Mas a única Unidade deVizinhança integralmente construída na cidade, exatamente como no relatório de Brasília, está situada no complexo de quadras 107, 108, 307 e 308 da Asa Sul.
Ao passar por essas quadras podemos ver algumas características comuns da Unités d’ Habitation, traduzindo elementos fundamentais da arquitetura moderna fortemente influenciada pela Carta de Atenas, documento redigido pelo arquiteto Le Corbusier– fonte inspiradora de Lúcio Costa.



Em toda quadra, isolando as quatrocentos – região da quadra onde temos apartamentos de apenas 3 andares – vemos que a edificação sobre pilotis é presente por onde quer que se passe. Esse tipo de construção torna todos os edifícios suspensos criando uma perspectiva nova, tornando possível uma relação do interno com o externo que proporciona um confortovisual, além de democratizar as áreas de circulação. Quem já morou ou estudou por ali, sabe muito bem como é brincar e passar boa parte da tarde debaixo dos blocos.





O cobogó é outra característica comum, não só nas quadras da oito sul, mas em todo o Plano Piloto. A utilização do mesmo foi empregada para evitar o superaquecimento do ambiente iluminado e permitir a passagem de brisa eventilação. Além de resolver outros dois problemas.
Como o cobogó proporcionou a abertura em cada uma das fachadas permitindo a existência do efeito chaminé e de ventilação ele ocasiona a renovação do ar e adéqua a temperatura sem a necessidade de condicionamento – o que é mais que necessário em Brasília, onde sofremos com a seca em vários dias do ano – ao mesmo tempo, por estar sempre instaladono lado da área de serviço ou corredores, o cobogó é aplicado para resolver um problema estético da exposição de roupas, varais e desordens comuns.



Nas quadras vemos a forte influência de Le Corbusier, porém muito mais do Cité Jardin – movimento que aconteceu na era industrial – através da arborização que se faz presente. Árvores de porte, prevalecendo em cada quadra determinada espécievegetal, com chão gramado, arbustos e folhagens estão por toda parte. Na intenção de reconectar os habitantes com a natureza, característica perdida nas grandes metrópoles. É como se todos tivessem um grande jardim na porta da sua casa. Levando também esse conforto a qualquer pessoa que passe ali. Um verdadeiro jardim coletivo.





As praças estão espalhadas por essas quadras. Os generososespaços entre os blocos proporcionam um lugar para convivência e lazer, seja para as crianças ou para os adultos. Ter um pequeno parque, espelho d’água, mesinhas e afins à metros da sua residência proporciono diversão e prazer imediato, sem precisar sair de carro para outros pontos da cidade, algo contraditório quando falamos da Brasília atual.


Esse jardim de Burle Marx na 308 sul é aentrada de um dos blocos residenciais.



Na “08” também foi aplicado os espaços de convivência tão citados no relatório de Lúcio Costa:
“na fluência das quatro quadras localizou-se a igreja do bairro, e aos fundos dela as escolas secundarias”
A Capela Nossa Senhora de Fátima – conhecida como “igrejinha” na cidade – foi desenhada por Oscar Niemeyer, e lembra o chapéu das irmãs vicentinas. Ela érevestida de azulejos que têm desenhos em forma e figuras estilizadas da pomba do divino e da estrela da Natividade, o painel é assinada por Athos Bulcão.





Logo atrás da “igrejinha”, está situado a Escola Parque 308 Sul. Também Projetada por Niemeyer. A escola atendia originalmente famílias de funcionários do Banco do Brasil, moradores da quadra. Hoje, os alunos são encaminhados...
tracking img