Spread bancário

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1262 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO SANT’ANNA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
MERCADO FINANCEIRO

Professor Stetison Pecciolo de Carvalho

SPREAD BANCÁRIO

SEMESTRE: 7º SALA: F-101


Andrea Silva RA: 05498/08-1
Elaine da Silva Pinheiro RA: 15524/08-2
Erica Ap. Machado Custodio RA: 02896/07-8
Marcelo Roberto Leite RA: 01397/00-3
Pamella F. de L. Amorim RA: 13488/07-5
Silas Falcão Coletto RA: 16236/08-9Wagner Bispo dos Santos RA: 05876/06-8


São Paulo/SP
Novembro, 2010

1. Qual a definição de Spread Bancário?
O Spread Bancário é a diferença entre os juros cobrados pelos bancos nos empréstimos a pessoas físicas e jurídicas e as taxas pagas pelos bancos aos investidores que colocam seu dinheiro em aplicações do banco. Quanto maior o spread bancário, maior é o lucro que os bancos têmnas operações de crédito.
Fonte: http://www.oragoo.net/o-que-e-spread-bancario/
2. Qual a composição do Spread Bancário brasileiro?

O entendimento da composição do spread exige detalhamento dos elementos que o compõe, pois há fatores de custo administrativos e operacionais que interferem em sua formação. Como custos administrativos, por exemplo, têm-se os regulatórios estabelecidos pelo BACEN(chamados de compulsórios), os fiscais decorrentes da incidência de diversos impostos sobre a intermediação financeira, os relativos à inadimplência (vinculados ao risco de crédito em face de eventual descumprimento da obrigação pelo tomador do empréstimo, que pode ser total ou parcial).
A composição do spread, portanto, determina a remuneração do capital do banco (ganhos gerados na atividade deintermediação). Depois de apurados os custos, calcula-se o resíduo em relação à taxa cobrada, o que configura o ganho do banco.

Fonte: http://www.tjpe.jus.br/cej/revistas/num2/Nalva%20Cristina%20Barbosa%20Campello.pdf

O spread no Brasil compõe-se de 32% de margem de lucro dos bancos, 28% de impostos diretos e indiretos, 16% de inadimplência e 24% de despesas administrativas, de acordo comdados da consultoria Austin Asis e do BC.

Fonte: http://prof.dantas.sites.uol.com.br/conteudo_geral_site/spread_bancario.htm

3. Qual o fator que tem o maior impacto no Spread Bancário no Brasil?

A inadimplência, pois quanto mais altos forem os juros, maiores serão os índices de inadimplência e desemprego, e observaremos valores menores de investimentos, de consumo e de produção, e fatoincontestável, que com juros altos, não há desenvolvimento sustentável e seus impactos são proporcionalmente piores para as classes menos favorecidas, baixar os juros deveria ser uma prioridade de todos os brasileiros.

http://www.febraban.org.br/Arquivo/Servicos/Imprensa/spreadbancario0307c.pdf

4. Justifique a seguinte frase: “Spread” brasileiro é o maior do mundo.

Refere-se as taxas que osbancos pagam ao captar dinheiro no mercado e o juros que cobram nos empréstimos, no Brasil são muito altos em relação a outros países, e isso tem provocado um atrito entre o governo e o sistema financeiro fato que ocorre ha muitos anos.

http://www.administradores.com.br/informe-se/informativo/brasil-tem-o-maior-spread-bancario-do-mundo/19311/

5. Porque o Spread Bancário no Brasil é tão alto?É muito elevado porque ainda não foram tomadas todas as medidas necessárias para abaixá-lo, como a redução do compulsório, dos impostos e dos recursos direcionados (montante que os bancos são obrigados a destinar para crédito rural e imobiliário). Além disso, é necessário aumentar as garantias para quem fornece o crédito no Brasil, que atualmente são poucas.

Fonte:http://prof.dantas.sites.uol.com.br/conteudo_geral_site/spread_bancario.htm

6. Qual o fator que tem o maior impacto no Spread do cheque especial no Brasil?
A taxa do "cheque especial" é mais alta por tratar-se de um crédito pré-aprovado, sem nenhuma garantia, desta forma o fator que tem maior impacto é a taxa de inadimplência (atrasos acima de 90 dias), que nas operações com pessoa jurídica fixou-se em 2,3% e em...
tracking img