Spitz

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (322 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RENÉ SPITZ
René Spitz nasceu no ano de 1887 em Viena, e faleceu em Colorado, Estados Unidos em 1974. Começou por exercer medicina, mas cedo se rendeu aos conhecimentos propostos para recém -nascidos. E em 1956, foi convidado pela Universidade do Colorado para lecionar, René aceitou o convite. Sua investigação teve como objeto de pesquisa as fases iniciais da construção do Ego. Na sequênciados seus estudos foi levado à necessidade de desenvolver novas técnicas de observaçãode crianças da primeira infância. Conquistaram a admiração do meio científico americano com seu interesse e métodode estudo aplicado as crianças abandonadas. Foram as observações de Spitz que detectaram que crianças abandonadas no berço até os dois anos morrem de tristeza profunda, pois a criança necessita decarinho e afeto assim que sai do ventre de sua mãe,para que consiga sobreviver.
Ao longo do tempo tornou-se um teórico de referência nos meios científicos, da primeira metade do século XX. Com opropósito de isolar e investigar os fatores responsáveis, ou desfavoráveis, ligados ao desenvolvimento infantil em crianças internadas até aos dois anos e meio de idade, escolheu como local de recolha dedados um excelente orfanato e o berçário de uma prisão. Psicanálise e foi o primeiro a fazer investigação em Psicologia infantil.
Spitz parte das concepções de Freud e elaborar a sua própria teoriasobre o desenvolvimento precoce. E, à semelhança do que sucedeu com a esmagadora maioria dos psicanalistas daquela época, também ele atribui grande importância à prática clínica, nas suasinvestigações.Foi dos primeiros a utilizar uma metodologia cientifica de investigação (Psicologia experimental)com crianças pequenas, desenvolveu técnicas de observação e registro inéditas, tais como, filmes,testes,grelhas de observação...A teoria de Spitz é criada como tentativa de explicar a génese da relação de objecto e dacomunicação humana, para tal vai propor que o desenvolvimento na primeira...
tracking img