Spiderman

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1463 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
12.1 De que modo as questões éticas, sociais e políticas estão relacionadas? Dê exemplos.
R: As questões éticas, sociais e políticas estão intimamente relacionadas, pois os indivíduos sabem agir porque as instituições sociais (família, educação, organizações) possuem regras de comportamento bem claras, apoiadas por leis desenvolvidas pelo setor político. O Dilema ético que pode vir a enfrentar éreproduzido no debate político e social.
Um exemplo de falta de ética por parte de gestores: a empresa Bristol-Myers Squibb concordou pagar multa de 150 milhões de dólares por inflar sua receita em 1,5 bilhão de dólares e aumentar, assim, o valor das suas ações.
12.2 Quais são as principais tendências que agravam as preocupações éticas?
R: Tendências: Capacidade de computação dobra a cada 18meses e o impacto é que mais organizações dependem de sistemas de computadores para operações críticas
Tendências: Custo de armazenagem de dados estão declinando rapidamente e o impacto é que organizações podem facilmente manter bancos de dados sobre os indivíduos.
Tendências: Análise de dados está progredindo e o impacto é que empresas podem analisar vastas quantidades de dados sobre osindivíduos para desenvolver perfis detalhados do comportamento individual.
Tendências: Avanço das redes e a internet e o impacto disso é que ficou muito mais fácil copiar dados de um local para outro e acessar dados pessoais a partir de localidades remotas.
12.3 Quais são as diferenças entre responsabilidade, prestação de contas e obrigação a indenizar?
R: Responsabilidade é um elemento chave da açãoética: são custos, deveres e obrigações potenciais pelas decisões tomadas. Prestação de conta é uma características dos sistemas e instituições sócias: significa que há mecanismos a postos para determinar quem realizou a ação responsável, ou seja, quem é responsável por ela. Obrigação a indenizar amplia o conceito de responsabilidade para a área das leis: é uma característica de sistemas políticosnos quais há um conjunto de leis que permite que indivíduos reparem os danos causados a eles por outros agentes, sistemas ou organizações.
12.4 Quais são os cincos estágios da analise ética?
1º Identificar e descrever claramente os fatos: descobrir quem fez o que a quem, onde como e quando. Ter uma visão correta dos acontecimentos ajudará você a descobrir a solução.
2º Definir o conflito oudilema e identificar os valores de ordem mais elevada envolvida: As partes de uma disputa sempre defendem valores, exemplo (liberdade, privacidade, proteção da propriedade e sistema de livre iniciativa).
3º Identificar os interessados: Toda questão ética, social e política envolve interessados, participantes do jogo que tem interesse no seu desfecho, descobrir quem são eles e o que querem é útil paraelaborar uma solução
4º Identificar as alternativas razoáveis a adotar: descobrir uma opção que melhor resolva a situação, pois ás vezes chegar a uma solução “boa” ou ética não significa “equilibrar” as conseqüências para os interessados.
5º Identificar as potenciais conseqüências das suas opções: Algumas opções podem ser eticamente corretas, mas desastrosas sob outros pontos de vistas, outraspodem servir somente em uma única circunstância determinada, mas não em outras semelhantes.
12.5. Indique e descreva seis princípios éticos.
R: 1º Regra de ouro: Faça aos outros o que você gostaria que fizessem a você. Colocar-se no lugar dos outros e pensar em si próprio como objetivo da decisão poderá ajuda-lo a pensar na equidade do processo de decisão. 2º Imperativo categórico de ImmanuelKant: Se uma ação não é correta para todos, então não é correta para ninguém. Pergunte-se: “Se todos fizessem isso, a organização ou a sociedade poderiam sobreviver?”. 3º Regra da mudança de descartes: Se uma ação não puder ser realizada repetidamente, então não deve ser realizada nunca. Está é a regra da ladeira escorregadia: uma ação pode originar uma pequena mudança, agora quando é aceitável,...
tracking img